O Boletim da Rede de Bancos de Leite Humano (RedeBLH) chegou a sua 100ª edição. Publicado desde março de 2009, o periódico traz informações importantes acerca dos Bancos de Leite Humano, aleitamento materno, entre outros. O boletim foi amadurecendo e acompanhando o processo de expansão e consolidação dos BLH no mundo. Hoje, é enviado diretamente para mais de mil pessoas de 24 países, além de ser divulgado em diversas listas como a Rede Peruana de Aleitamento Materno e Sociedade Argentina de Pediatria. Todos as edições estão disponíveis no site do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH).
Neste número comemorativo, os destaques são a criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, em 19 de maio; a I Jornada de Bancos de Leite Humano, em Mendonza, Argentina; o recorde de coleta de leite humano - que arrecadou 187 litros de leite em agosto deste ano - do Hospital e Maternidade Dona Regina, em Tocantins e a Semana do Prematuro, em La plata, Argentina. Também são divulgadas notícias sobre iniciativas da RedeBLH.
Programa IberBLH
O Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH) é coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) com apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e está orientado para o intercâmbio do conhecimento e tecnologia no campo do aleitamento materno e Bancos de Leite Humano (BLH) como componentes estratégicos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no que diz respeito à redução da mortalidade infantil.
A ação está presente em 23 países da Iberoamérica, Caribe e África, como um produto SUS-Brasil de exportação para a qualificação da atenção neonatal em termos de segurança alimentar e nutricional. Os 239 bancos de leite humano contabilizam 291.804 doadoras de leite, 3.034.400 mulheres assistidas em aleitamento materno e 306.690 recém-nascidos beneficiados.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1719
[4] https://www.icict.fiocruz.br/node/157
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/1443
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/271
[7] https://www.icict.fiocruz.br/node/758
[8] https://www.icict.fiocruz.br/node/536
[9] https://www.icict.fiocruz.br/www.iberblh.icict.fiocruz.br
[10] http://www.iberblh.icict.fiocruz.br/images/boletin/boletin100.pdf