ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > Primeira conferência de comunicação e saúde é realizada em Brasília

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Primeira conferência de comunicação e saúde é realizada em Brasília

Primeira conferência de comunicação e saúde é realizada em Brasília

por
André Bezerra
,
19/04/2017

Pela primeira vez, a comunicação é discutida em uma conferência específica do controle social da saúde no Brasil. A 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde foi iniciada nesta terça-feira, 18 de abril, em Brasília, e reuniu conselheiros de diferentes instâncias estaduais, municipais e nacionais, além de comunicadores de dentro e fora do Sistema Único de Saúde (SUS), mas, que, em comum, o defendem como um fundamental direito conquistado pelo povo brasileiro.

No primeiro dia de mesas de debate, abertas na quarta-feira, 19 de abril, diferentes abordagens de comunicação foram discutidas. Do ponto de vista do acesso e da oferta, a mesa “Desafios da Comunicação em Saúde”, reuniu debatedoras como Márcia Correa e Castro, do Canal Saúde, e Carmen Lúcia Luiz, Conselheira do CNS e representante da União Brasileira de Mulheres (UBM).

Sessão de abertura da 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde. Foto: André Bezerra (Ascom - Icict/Fiocruz)

A segunda mesa, que ocorreu em paralelo, debateu a atuação direta dos profissionais de comunicação em diversas frentes, desde a assessoria de comunicação e a comunicação pública, na sessão intitulada “O papel da comunicação na defesa da informação em saúde”. Rogério Lannes, coordenador da revista Radis Comunicação e Saúde, destacou o direito à comunicação. “O acesso à informação apenas não garante o direito à saúde”, ressaltou.

Na mesma sessão, a jornalista e blogueira Cynara Menezes, do site Socialista Morena, abordou a emergência dos meios de comunicação alternativos como contraponto às narrativas hegemônicas no campo político. “Neste momento, há um interesse em  enfraquecer a comunicação alternativa, mas ela está conquistando cada vez mais espaço”, ponderou.

Para ela, o estabelecimento de redes com interesses em comum terá papel fundamental para o fortalecimento de outros pontos de vista. “Não precisamos ter medo das bolhas, e sim utilizá-las em sua capacidade de aproximação, construir redes de contatos entre diferentes perfis de comunicadores e profissionais”, detalhou a jornalista.

À tarde, uma das mesas enfocou as novas mídias, com a presença do ator Gabriel Estrela, que arregimenta muitos seguidores em seu canal Projeto Boa Sorte, onde, com a hashtag #EuFaloSobre, são abordados temas relativos a viver com HIV e aids. “O grande diferencial do Youtube é a questão do engajamento”, destacou o comunicador, que realiza entrevistas com pessoas de diferentes contextos, desde drag queens a profissionais de saúde.

Assim como Cynara Meneses, ele defendeu a importância de as novas mídias e redes sociais possibilitarem novas narrativas, por meio de redes e diálogos. “A gente vive num momento de entrelaçamento de narrativas”, afirmou, destacando a troca de experiências de seu canal com outros comunicadores e influenciadores digitais que se destacam na maior rede mundial de vídeos da internet.

Direitos dos usuários do SUS

Durante a mesa de abertura da conferência, o Conselho Nacional de Saúde realizou o lançamento da consulta pública da nova Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, um instrumento pelo qual o controle social objetiva promover a cidadania entre a população. O ex-ministro da saúde Arthur Chioro apresentou os seis princípios da carta original e defendeu sua relevancia diante da conjuntura atual. “Não lutamos pelo SUS para que ele se resumisse a planos de saúde”, declarou.

A Conferência Nacional Livre de Comunicação e Saúde se encerrará na quinta-feira, após mais uma rodada de debates e uma plenária final entre conselheiros, gestores e comunicadores. Na quinta-feira, o vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz Rodrigo Murtinho será um dos debatedores da mesa “Informação em saúde como direito”.

  • Compartilhar [3]

Galeria de fotos

1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [4]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [5]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [6]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [7]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [8]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [9]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [10]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [11]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [12]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [13]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [14]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [15]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [16]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [17]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [18]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [19]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [20]
1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde [21]
Abre galeria de imagens [22]
Fecha galeria de imagens [22]

Assuntos relacionados

[23]

Debates apontam para novas redes de narrativas e de informação sobre o SUS [23]

Encerramento da 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde se debruçou sobre o preconceito sobre o SUS e desafios atuais

[24]

Divulgada carta com propostas para Conferência Nacional de Comunicação em Saúde [24]

Documento foi elaborado colaborativamente por participantes de evento preparatório sediado na Fiocruz

[25]

Pré-conferência aponta urgência de aprofundar o debate sobre o direito à comunicação como essencial à saúde [25]

Evento realizado na Biblioteca de Manguinhos teve lançamento da Política de Comunicação da Fiocruz

Para saber mais

1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde (Fanpage) [26]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/primeira-confer%C3%AAncia-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-e-sa%C3%BAde-%C3%A9-realizada-em-bras%C3%ADlia

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F3615 [4] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00042_0.JPG [5] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00041.JPG [6] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00043.JPG [7] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00046.JPG [8] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00053.JPG [9] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00064.JPG [10] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00069.JPG [11] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00073.JPG [12] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00075.JPG [13] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00076.JPG [14] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00077.JPG [15] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00082.JPG [16] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00094.JPG [17] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00100.JPG [18] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00111.JPG [19] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00116.JPG [20] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00120.JPG [21] https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/DSC00141.JPG [22] https://www.icict.fiocruz.br/javascript%3Avoid%280%29%3B [23] https://www.icict.fiocruz.br/node/3616 [24] https://www.icict.fiocruz.br/node/3598 [25] https://www.icict.fiocruz.br/node/3588 [26] https://www.facebook.com/CNLCS/?hc_ref=PAGES_TIMELINE