Divulgada carta com propostas para Conferência Nacional de Comunicação em Saúde

por
André Bezerra
,
17/04/2017

O documento resultante das discussões sobre comunicação, informação e saúde encampadas durante a Pré-Conferência Livre de Comunicação e Saúde, realizada em 5 de abril na Fiocruz, está disponível para acesso livre e pronto para ser apresentado durante a I Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde.

A carta elaborada pelos participantes do evento contém 15 propostas direcionadas ao Congresso Nacional e ao poder executivo, e também aos conselheiros responsáveis pelo controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), e será divulgada durante a conferência, entre os dias 18 e 20 de abril, em Brasília.

A defesa do direito à comunicação como direito humano inalienável é uma das tônicas do documento, que o reafirma como fundamental para garantia do direito universal à saúde. “Para nós, o direito à comunicação reúne o direito ao acesso à informação e o direito à voz, além do direito à participação nos debates públicos”, enuncia o texto de abertura. O arquivo está disponível para download no menu lateral.

A comunicação e o SUS

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, entidade organizadora da Conferência Nacional, os principais objetivos da atividade serão subsidiar as ações do controle social em comunicação em Saúde e promover uma rede de comunicadores e agentes da área da saúde em torno de uma comunicação voltada para o SUS, nas diversas plataformas de produção, edição e disseminação de informações.

A programação inclui mesas de debate sobre diversos aspectos da comunicação no campo da saúde e uma plenária final. O vice-diretor de comunicação e informação do Icict, Rodrigo Murtinho, é um dos convidados da mesa “Informação em saúde como direito”, que será realizada no dia 20 de abril, pela manhã (confira programação abaixo).

Além dele, outros profissionais de comunicação da Fiocruz participam de debates. A superintendente do Canal Saúde, Márcia Correa e Castro, estará na mesa “Desafios da comunicação em saúde”, no dia 19 de abril, pela manhã, enquanto Rogério Lannes, da Revista Radis, debaterá o “Papel da comunicação na defesa da informação em saúde”, em sessão paralela. Nísia Trindade, presidente da fundação, estará na mesa de abertura.

I Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde

Brasília, 18 a 20 de abri de 2017

Programação (Clique na imagem para ampliar)

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Reportagem do Canal Saúde | Edição do vídeo: Graça Portela (Ascom/Icict)

Arquivos para download

Carta dos/as participantes da Pré-Conferência Livre de Comunicação e Saúde

Documento do evento preparatório para a I Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde

Assuntos relacionados

Pré-conferência aponta urgência de aprofundar o debate sobre o direito à comunicação como essencial à saúde

Evento realizado na Biblioteca de Manguinhos teve lançamento da Política de Comunicação da Fiocruz

CNS aprova realização da 1ª Conferência Livre de Comunicação em Saúde

Evento acontece em Brasília de 18 a 20/04, e terá como tema "Direito à informação, garantia de direito à saúde"

15ª CNS aprova moção pela afirmação do direito à comunicação e informação

Mobilização em torno do tema se fortaleceu com a divulgação da carta sobre comunicação e informação promovida pelo Icict

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS