ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > Da atenção básica à TV: nova Reciis aborda saúde, mídia e sistemas de informação

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Da atenção básica à TV: nova Reciis aborda saúde, mídia e sistemas de informação

Da atenção básica à TV: nova Reciis aborda saúde, mídia e sistemas de informação

por
Reciis/Icict
,
09/01/2018

A Reciis encerra a comemoração dos seus 10 anos de existência reafirmando seu compromisso com o acesso aberto à produção científica e seu foco na interface da saúde com a comunicação e na informação e/em/para saúde, conforme explicitam seus editores.

Nesta última edição de 2017, a Estratégia da Saúde da Família é abordada tanto do ponto de vista da gestão do sistema em saúde, quanto da formação dos profissionais de saúde. A Nota de conjuntura destaca a atenção básica como espaço de formação para os profissionais de saúde e como sistema de produção de saúde (efetivo e de baixo custo) para a população. Em um dos artigos, o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família, oferecido pela Universidade Aberta do SUS, é analisado em sua estrutura e resultados. Em outro, discute-se a educação permanente a partir de uma ação em que agentes comunitários de saúde e estudantes de medicina construíram coletivamente estratégias de combate à dengue, no interior de Goiás.

Também são encontrados nesse número a análise do discurso de risco à saúde em programa da TV aberta, da relação de pesquisadores científicos com meios de comunicação de massa e com a divulgação científica em geral e da utilização de vídeos e jogos em sala de aula do ensino fundamental. O emprego de softwares na elaboração de cardápio escolar, por nutricionistas, bem como no preenchimento de prontuário em serviços de saúde de fisioterapia e ainda um método de georreferenciamento e análise de sistemas de cuidado aos usuários de drogas são descritos em artigos dessa revista recém-lançada. O modelo e as práticas de comunicação de um conselho estadual de saúde (Mato Grosso do Sul) são objeto de um estudo de caso.

 Acesse o volume 11, número 4 da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde – Reciis, no imagem a seguir ou no link www.reciiis.icict.fiocruz.br [3]. 

[4]

  • Compartilhar [5]

Assuntos relacionados

[6]

Revista Eletrônica de Comunicação do Icict completa 10 anos [6]

Comemoração será dia 23/08, dentro das atividades da pré-ConfOA 2017, que ocorre na Fiocruz

[7]

Reciis lança suplemento com trabalhos apresentados durante a 8ª ConfOA [7]

Periódico traz número temático sobre a 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, realizada entre 4 a 6/10, na Fiocruz

Para saber mais

Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde - Reciis [8]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/da-aten%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica-%C3%A0-tv-nova-reciis-aborda-sa%C3%BAde-m%C3%ADdia-e-sistemas-de-informa%C3%A7%C3%A3o

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] http://www.reciiis.icict.fiocruz.br [4] https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/issue/view/81/showToc [5] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F4097 [6] https://www.icict.fiocruz.br/node/3888 [7] https://www.icict.fiocruz.br/node/4088 [8] https://www.icict.fiocruz.br/www.reciis.icict.fiocruz.br