Com objetivo de abordar oportunidades e desafios em projetos de ciência cidadã, a Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre (PIBSS), da Presidência da Fiocruz, realiza na sexta-feira, 30 de novembro, o seminário “Experiências de Ciência Cidadã para Biodiversidade e Saúde”.
Durante o evento, serão apresentados exemplos práticos de projetos voltados para vigilância em saúde e conservação da biodiversidade,, e os resultados dessas pesquisas. Um dos palestrantes é o vice-coordenador do Centro de Estudos do Icict, Paulo Abílio Varella, que apresentará a palestra “Aplicativo de coleta de dados para leishmaniose como ferramenta de notificação”.
Segundo Varella, a escolha da doença leishmaniose, é devido “ao aumento do número de casos em pessoas e em animais, e a uma sugestiva subnotificação em casos de cães e gatos que podem ser reservatórios naturais da doença”.
O estudo do pesquisador do Icict é uma iniciativa do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next)/Icict, em parceria com os laboratórios de Geoprocessamento da UFRJ e UFRRJ. O projeto testa a usabilidade do aplicativo em estudos de campo, permitindo a notificação em tempo real para base de dados, associado à importação de imagens e vídeos, disponibilizando as informações em tempo real.
Além de Paulo Abílio, estarão presentes Marina Bueno (PIBSS/Fiocruz), Henrique Rajão, da PUC-Rio, Patrícia da Rosa (CNCFLora/JBRJ), Gerusa Gibson (IESC/UFRJ) e Izabel Cristina dos Reis (IOC/Fiocruz).
O evento da PIBSS acontece de 9h as 12h, e será realizado no Auditório Maria Deane, do Pavilhão Leônidas Deande, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/Fiocruz, que fica na Avenida Brasil, 4.365, em Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Veja a programação e se inscreva, clicando no cartaz digital abaixo.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdT8FoI4xg1uUGOJkBSMGC4OMJHDFDKZsZaLXEpYFX7VRWvXw/viewform
[4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F4850
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/4740
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/3503
[7] https://www.biodiversidade.ciss.fiocruz.br/semin%C3%A1rio-da-plataforma-institucional-biodiversidade-e-sa%C3%BAde-silvestre
[8] https://www.biodiversidade.ciss.fiocruz.br/
[9] https://www.biodiversidade.ciss.fiocruz.br/plataforma-da-fiocruz-amplia-informa%C3%A7%C3%B5es-sobre-fauna-silvestre-conex%C3%A3o-futura
[10] https://www.youtube.com/watch?v=-mtMBPB0nYQ
[11] https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.viconsaga