III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira já está nas ruas

por
Graça Portela
,
27/05/2015

Há um ano (maio de 2014), o Icict/Fiocruz foi escolhido, por meio de concorrência em edital da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, para realizar o III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira. O trabalho, que acontecerá em todo o território nacional, está sendo feito em parceria com diversos pesquisadores da Fundação e também de instituições externas, e conta com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec).

Este III Levantamento tem um diferencial: ele enfocará também as áreas rurais, onde vivem 15% da população brasileira, e de fronteiras, uma vez que o Brasil faz divisa com outros países nas regiões norte, central e sul. Para o pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict), Francisco Inácio Bastos, coordenador nacional da pesquisa pela Fiocruz, "esse levantamento vai ser bem mais completo, ao incorporar plenamente essas questões específicas".

Outro ponto destacado pelo pesquisador do Icict é que durante a pesquisa além de perguntas diretas aos entrevistados sobre aspectos de uso, eles também serão indagados sobre suas redes pessoais: "nós perguntamos sobre as características das pessoas com quem ela tem contato, que são as redes de cada pessoa, e definimos uma estratégia de estimação que chamamos de estimativa indireta", explica Bastos.

A pesquisa já está acontecendo em várias cidades brasileiras e será a maior já realizada no país, superando a Pesquisa Nacional sobre o Uso de Crack, também realizada pelo Icict/Fiocruz. Aproximadamente, 400 pesquisadores estarão pelas cidades brasileiras indo aos domicílios para entrevistar cerca de 20 mil pessoas. A coleta de informações deverá ser concluída em setembro, a seguir começa as tabulações dos dados, seguida de análise. Os resultados estão previstos para 2016.

Neilane Bertoni, vice-coordenadora do inquérito e pesquisadora associada do Laboratório, destaca o papel da equipe que estará em campo realizando as entrevistas: “eles irão aos domicílios, uniformizados com camisas e crachás da pesquisa, e entregarão cartas nos domicílios selecionados e todas as informações necessárias para que os moradores possam identificá-los”. Em caso de dúvida, a população poderá ligar para a coordenação do III Levantamento, que está sediada na Fiocruz, no Rio de Janeiro, para o telefone 3865-3292, e confirmar a identificação das equipes que estão nas ruas.

A pesquisadora faz questão de deixar claro que a pesquisa não é só para verificar o consumo de drogas pela população, mas é “fundamentalmente, para verificar o impacto das drogas na saúde da população”, e daí traçar estratégias na área de saúde para enfrentar o problema. Francisco Inácio Bastos concorda e também ressalta a importância de encarar de frente esse grave problema de saúde pública: "o único modo de enfrentá-lo é dispor de dados de qualidade, portanto, cada entrevistado está dando a sua contribuição para o avanço do conhecimento, já que essas questões afetam a todos, indivíduos, famílias e sociedade, no Brasil e nos mais diversos países em todo o mundo."

Leia aqui a entrevista que foi feita com Francisco Inácio Bastos sobre o III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira. Nela, o pesquisador dá detalhes sobre como ela será feita e o que eles esperam atingir.

 

Para facilitar a identificação visual dos entrevistadores, eles estarão vestidos com o modelo abaixo da camiseta ((frente e costas) do III Levantamento. 

Arte da camiseta: Multimeios/Icict/Fiocruz

Esta semana acontece o Seminário Internacional Maconha: usos, políticas e interfaces com a saúde e direitos, que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de julho. Clique ao lado para saber mais e se inscrever.

 

Comentários

Gostaria de ter acesso ao relatório gerado sobre o tema "III Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil". Como devo proceder? Obrigado, Luciano.

Prezado Luciano, A pesquisa já foi finalizada. Por questões contratuais, os dados pertencem à Senad/Fiocruz. As instituições estão em contato para definir a data para divulgação do produto. Att., Assessoria de Comunicação - Ascom/Icict/Fiocruz

a pesquisa já está disponível?

Prezado Murilo, Prezado Murilo, A pesquisa já foi finalizada. Por questões contratuais, os dados pertencem à Senad/Fiocruz. As instituições estão em contato para definir a data para divulgação do produto. Att., Assessoria de Comunicação - Ascom/Icict/Fiocruz

Prezado Murilo, Prezado Murilo, A pesquisa já foi finalizada. Por questões contratuais, os dados pertencem à Senad/Fiocruz. As instituições estão em contato para definir a data para divulgação do produto. Att., Assessoria de Comunicação - Ascom/Icict/Fiocruz

Gostaria de saber onde já posso acessar o conteúdo

Prezado Murilo, A pesquisa já foi finalizada. Por questões contratuais, os dados pertencem à Senad/Fiocruz. As instituições estão em contato para definir a data para divulgação do produto. Att., Assessoria de Comunicação - Ascom/Icict/Fiocruz

Prezada Ana Karine, Por questões contratuais, os dados pertencem à Senad/Ministério da Justiça. As instituições estão em contato para finalizar o formato do produto para divulgação. Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Gostaria de saber quando teremos acesso ao resultado da pesquisa.

Prezada Ana Karine, A pesquisa já foi finalizada. Por questões contratuais, os dados pertencem à Senad/Fiocruz. As instituições estão em contato para definir a data para divulgação do produto. Att., Assessoria de Comunicação - Ascom/Icict/Fiocruz

Páginas

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Pesquisador fala sobre levantamento do uso de drogas no Brasil

Francisco Inácio Bastos explica o III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira

Perfil dos usuários de crack nas 26 capitais, DF, 9 regiões metropolitanas e Brasil

Inquérito de comportamentos e prevalência de diferentes infeccões entre usuários de crack, por métodos diretos, e estimação, por métodos indiretos, da magnitude do consumo de crack por parte da população brasileira.

Ministério da Justiça e Fiocruz divulgam resultado da maior pesquisa sobre crack no mundo

Estudo foi coordenado por pesquisador do Icict, Francisco Inácio Bastos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS