Fiocruz lança novo curso online sobre cuidado de idosos em domicílio e a Covid-19

por
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)
,
20/05/2021

Crédito: Mãos - PxHere - Creative Commons (CC)

A pandemia de Covid-19 acometeu drasticamente toda a população, mas afetou especialmente as pessoas de mais idade. Os idosos representam uma parcela da sociedade que vem crescendo a passos largos nas últimas décadas. Dados do IBGE apontam que o número de familiares que se dedicavam a cuidados de indivíduos de 60 anos ou mais saltou de 3,7 milhões em 2016 para 5,1 milhões em 2019. Os números mostram que a convivência no domicílio de diferentes gerações é algo muito comum em nosso país. Com o objetivo de atualizar as pessoas envolvidas no cuidado de pessoas idosas em ambiente domiciliar e demais interessados nessa temática, o Campus Virtual Fiocruz, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), lança o curso Pessoa idosa e a Covid-19: prevenção e cuidados em domicílio.

Inscreva-se já!

A formação, online e gratuita, tem carga horária de 20h e está organizada em sete aulas. A ideia é que, ao final do curso, os participantes sejam capazes de compreender e realizar as medidas sanitárias preconizadas para a prevenção e controle da infecção por Covid-19 no contato com pessoas idosas que necessitam de apoio ou auxílio para a realização de suas atividades cotidianas. Também é objetivo do curso que os alunos conheçam os serviços de saúde no território que prestam atendimento em casos de suspeita e/ou confirmação de infecção por Covid-19.

Além do conteúdo programático, os alunos terão acesso à bibliografia utilizada no curso, a materiais complementares e a um conjunto de Perguntas e Respostas sobre o tema (FAQ).

O curso visa fornecer instrumentos para que indivíduos cuidem de pessoas sob sua responsabilidade da melhor forma possível, facilitando, assim, seu dia a dia, minimizando a ansiedade na realização desse cuidado, para o qual não sentem-se capazes em todos os aspetos, incluindo o emocional, apontou a coordenadora acadêmica do curso, que é pesquisadora e chefe do Laboratório de Informação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LIS/Icict), e coordenadora do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento da Fiocruz (Gise-Fiocruz), Dália Elena Romero. 

Para Dalia - que divide a coordenação acadêmica do curso com o também pesquisador da Fiocruz, ligado à Esccola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, José Luiz Telles, especialista na área de envelhecimento e saúde do idoso -, a partir do lançamento dessa formação, “espera-se que os cuidadores familiares tenham maior conhecimento sobre as medidas de proteção necessárias para prestar cuidados adequados às pessoas idosas em situação de pandemia”.

De acordo com os organizadores do curso, o envelhecimento populacional no Brasil acontece de forma intensa e rápida. A associação entre maior longevidade da população e a ocorrência de múltiplas doenças crônicas, além da incapacidade funcional, está bem fundamentada em evidências científicas. Mas, apesar delas, são escassas as estratégias de capacitação para promoção do autocuidado nas fases de envelhecimento e para o cuidado dos idosos dentro de seu ambiente domiciliar.

A coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, lembrou que esse curso trata do cuidado ao idoso na pandemia, mas, segundo ela, essa formação vai além, "levantando questões sobre fatores de risco que colocam essa parcela da sociedade como o grupo mais vulnerável. Além disso, nele também são abordados temas relevantes para a área da saúde das pessoas idosas, como o papel do SUS no envelhecimento saudável, a compreensão dos cuidados necessários em domicílio, o contato com pessoas idosas e suas vulnerabilidade, entre outros.

No contexto da pandemia, passa a ser mais urgente as medidas de cuidado da pessoa idosa no ambiente domiciliar. Não só pela maior gravidade e letalidade da doença (73% dos óbitos correspondem a pessoas de 70 anos ou mais), mas também porque é no ambiente domiciliar que muito dos contágios acontecem entre essa população. Partindo desse princípio, as medidas sanitárias e os comportamentos dentro do coletivo domiciliar assumem relevância capital para a sobrevivência e saúde das pessoas idosas.

Confira a estrutura do curso:

Aula 1: Vulnerabilidade da população idosa no contexto da Covid-19

Aula 2: Medidas Sanitárias de prevenção da Covid-19

Aula 3: Atenção em casos suspeitos ou confirmados

Aula 4: Estado de ânimo da pessoa idosa na pandemia

Aula 5: Atividade Física e estímulo cognitivo durante a pandemia

Aula 6: Mantendo o cuidado das pessoas idosas

Aula 7: Suporte social e familiar e prevenção da Covid-19

 

Comentários

Muito animada com essa oportunidade

Gostaria de fazer o curso com vocês online

Olá Alessandra, na matéria tem informações de como se inscrever no curso. Ascom/Icict

Boa noite, quero muito fazer esse curso, vai com certeza me ajudar muito,na área de trabalho e também, aprender cuida melhor das pessoas idosas que amo. Muito obrigada por esta oportunidade.

Olá Maria, na matéria tem informações de como se inscrever no curso. Ascom/Icict

Sempre MT bom se aprimorar nos tratamentos de idosos

Gostaria de participar do curso.

Quero me aprimorar neste novo curso que irá abrir as portas de trabalho

Sou estudante de técnico de enfermagem . Fiz curso de agente de saúde. Sou técnica em saúde bucal Já fiz free-lancer como acompanhante em hospital E fiquei interessada pelo curso

Gostaria de participar

Páginas

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Curso online aborda Covid-19 e saúde nas Instituições de Longa Permanência para Idosos

Inscrições abertas. Formação tem participação do Proqualis e do Comitê de Saúde da Pessoa Idosa, com pesquisadores do Icict

Observatório Fiocruz Covid-19 e Comitê de Saúde da Pessoa Idosa publicam nota técnica sobre vacinação dos idosos e seus cuidadores

Preocupação com idosos mais vulneráveis e cuidadores na pandemia da Covid-19 é ponto de atenção do grupo que reúne 11 pesquisadores da fundação

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS