Aplicativo que promove estilo de vida saudável entra em fase de teste

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
11/02/2022

Crédito da imagem: População caminha no centro de Duque de Caxias, primeiro município do Rio de Janeiro a flexibilizar o uso de máscara | Fonte: Agência Brasil | Publicado em 06/10/2021 16:22 | Autor: Tomaz Silva/Agência Brasil Local: Rio de Janeiro-RJ

Um aplicativo para promover estilo de vida saudável dos usuários do SUS. Essa é a iniciativa liderada pela pesquisadora do Icict/Fiocruz, Dra. Raquel De Boni, e inclui um grupo de pesquisadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Universidade Federal de Santa Maria, da Universidade McMaster (no Canadá) e da Universidade de Valencia (na Espanha), e está sendo lançada para avaliação da população.

O lançamento tem por objetivo avaliar a aceitabilidade e verificar as necessidades de aprimoramento do aplicativo, que está disponível para smartphones. O programa é gratuito e tem como foco dieta, atividade física, sono, gerenciamento do estresse, uso de substâncias psicoativas, suporte social/conectividade e relação com o meio ambiente . 

Nesta fase, a avaliação é voltada para usuários do SUS, acima de 18 anos e que morem na cidade do Rio de Janeiro. Serão escolhidas 60 pessoas, que poderão avaliar o app por três meses. 

O aplicativo surgiu a partir das pesquisas on-line realizadas pelas instituições parceiras, no período de abril de 2020 a março de 2021, para investigar o estilo de vida no Brasil, Canadá e Espanha. Nesses estudos, a maior parte dos entrevistados relatou mudanças importantes em relação ao tempo de uso do computador e celular, atividade física e suporte social. No Brasil, alguns dados que chamaram a atenção dos pesquisados, como explica Raquel De Boni: “muitas pessoas apresentaram sintomas de depressão, ansiedade e uso excessivo de álcool – sendo estes mais comuns no Brasil do que na Espanha e Canadá”. Outro resultado dos estudos brasileiros revelou que as pessoas com um estilo de vida pouco saudável, tinham chance maior de apresentar sintomas de depressão e ansiedade, o que, segundo a pesquisadora do Icict, “torna essencial o monitoramento e novas estratégias de promoção para uma vida saudável”.

Após preencher algumas questões para avaliação do estilo de vida, o aplicativo propõe de forma personalizada, desafios semanais para melhorar o estilo de vida do usuário.  

Segundo Raquel De Boni, “a grande vantagem do aplicativo “VIVA!” é que ele foi desenhado especificamente para as necessidades da população brasileira, levantadas nas pesquisas de estilo de vida dos últimos dois anos”. Se for bem aceito, o aplicativo poderá ser tornar uma opção a ser disponibilizada gratuitamente no SUS.

Clique na imagem abaixo para ler informações gerais sobre o aplicativo e acessá-lo.

Assista aqui a entrevista concedida pela pesquisadora Raquel De Boni ao programa Boletim Ciência, do Canal Saúde, veiculada no dia 2/02/2022: 

 

Comentários

Ainda está aceitando inscrição para teste do app ?

Sim! Por favor, clique nos links ou na imagem que há na matéria para fazê-lo. Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

No link de mais informações tem duas opções entrar e primeira vez aqui, cadastrar. A opção de cadastrar não tem link pra nada. Como fazer o cadastro? E a de entrar já exige uma senha cadastrada.

Olá Paulo, Você precisa cadastrar o seu e-mail. Ao clicar nessa opção, abrirá uma tela, informando para você colocar o seu e-mail e clicar no botão "Cadastrar". Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Páginas

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS