100 anos do Castelo Fiocruz e suas raridades

por
Ricardo Valverde (Agência Fiocruz)
,
18/06/2018

O acervo que constitui hoje a Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos, sediada no terceiro andar do Castelo Mourisco, começou a ser formado logo nos primórdios do então Instituto Soroterápico Federal (embrião da atual Fiocruz), por iniciativa de seu primeiro diretor, o barão de Pedro Afonso. A primeira e improvisada biblioteca ficava no barracão das obras de construção dos prédios do Instituto, por volta de 1902. Uma fotografia de 1904, hoje ampliada em um grande painel, mostra uma reunião comandada por Oswaldo Cruz, a chamada “mesa das quartas-feiras”. A cada quarta-feira Cruz distribuía artigos científicos para que fossem discutidos pelos pesquisadores na semana seguinte. Assim se passaram alguns anos, até que a biblioteca fosse instalada em definitivo no Castelo, em 1909, e a mesa foi transferida para o local, onde está até hoje. Mais de 100 anos depois, o acervo da Seção de Obras Raras, digitalizado, pode ser consultado também pela internet.

A história da Biblioteca de Manguinhos (BM) começou oficialmente ligada ao seu espaço no Castelo em 1909, antes que todo o prédio estivesse pronto. Com o passar das décadas e o grande aumento de itens, a maior parte do acervo foi transferida para um novo prédio, também no campus de Manguinhos, inaugurado em 1995 e no qual atualmente funcionam a Biblioteca de Manguinhos e a sede do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz).

Leia a matéria completa no especial da Agência Fiocruz.

Foto: Peter Illicciev/Agência Fiocruz.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Assuntos relacionados

Biblioteca de Manguinhos celebra 117 anos divulgando obra rara 'Formulário Médico'

No Ano Oswaldo Cruz, a instituição promove seminário sobre receituário do Brasil Colonial e seu processo de preservação, digitalização e difusão

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS