70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é tema de seminário do Dihs/ENSP

por
Informe ENSP
,
06/12/2018

Este ano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos. Proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1948, a carta inclui artigos que traduzem ideais e valores em defesa da vida humana, destacando a liberdade, a autonomia, a justiça e a dignidade de todas as pessoas, sendo adotada por todos os países membros. Para celebrar o septuagenário da afirmação dos direitos humanos no mundo, o Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (Dihs/ENSP) realizará, de 10 a 12 de dezembro, o X Seminário Internacional Direitos Humanos e Saúde e XIV Seminário Nacional Direitos Humanos e Saúde: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os interessados devem se inscrever pelo link, até 9 de dezembro.

O seminário contará com a participação do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, da deputada federal eleita, Talíria Petrone, e do Embaixador Celso Luiz Nunes Amorim. Segundo a coordenadora do Dihs/ENSP, Maria Helena Barros, diante do acirramento dos ataques aos direitos humanos vistos em diversas partes do mundo, especialmente no Brasil, o Seminário terá como foco a reflexão sobre os desafios impostos pelo atual cenário para os direitos humanos no país, em particular suas repercussões no campo da saúde, e as perspectivas para o futuro. “Refletir sobre os direitos humanos é também refletir sobre a própria democracia”, defendeu Maria Helena. Em breve, a programação do Seminário será divulgada na íntegra.

O evento, que necessita de inscrição prévia, será realizado em parceria com diversas instituições, incluindo o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), que em 28 de novembro, realizou Seminário sobre o tema, e contou com a participação da coordenadora do Dihs/ENSP, Maria Helena Barros, entre outros convidados.

Sobre os direitos humanos:

Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Esse ano, as Nações Unidas vem realizado ações internacionais envolvendo os países membros e uma campanha na internet, em que pessoas de diferentes lugares do mundo divulgam os artigos da Declaração.

Para programação completa, clique na imagem.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Assuntos relacionados

Icict inaugura exposição pelos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Mostra fotográfica e de vídeos pode ser visitada na Biblioteca de Manguinhos até 13/12

Seminário e exposição destacam os 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Icict realiza eventos alusivos ao Dia Internacional dos Direitos Humanos no dia 28/11, às 9h, na Biblioteca de Manguinhos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS