Abordando a epidemiologia do risco de suicídio na AP1 e 3 através do serviço de emergência psiquiátrica do CPRJ/SES: vigilância sanitária e intervenções a partir de pesquisa quali-quanti

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS
Pesquisador

Carlos Eduardo Estellita-Lins (LICTS/Icict/Fiocruz)

O projeto consiste em uma pesquisa empírica qualitativa realizada através de entrevistas semi-estruturadas com usuários de uma emergência psiquiátrica (pacientes, familiares e acompanhantes) focando a percepção do risco de suicídio. Em sequência, serão desenvolvidos um manual e um vídeo como ferramentas de educação em saúde mental voltadas para o risco de suicídio (suporte gráfico e suporte vídeo). Estes produtos visam intervenções no espaço assistencial e seus entornos, voltadas para os principais atores sociais envolvidos: equipe de profissionais de saúde mental e usuários da emergência. A pesquisa pretende contribuir com questões relativas a sistemas de informação e vigilância sanitária em suicidologia.

 

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

Atua na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

Pesquisadores do Instituto

Perfil dos pesquisadores do Icict

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS