Análise do nível, estrutura e tendências das Internações de Idosos por Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) no Rio de Janeiro e Minas Gerais

Laboratório de Informação em Saúde - LIS
Pesquisadores

Dalia Elena Romero Montilla (Lis/Icict/Fiocruz0
Aline Pinto Marques (Lis/Icict/Fiocruz)
Letícia Sabbadini  (Lis/Icict/Fiocruz)

As internações hospitalares consideradas evitáveis, por meio de uma assistência oportuna e adequada da atenção primária, representam um importante marcador de resultado da qualidade dos cuidados de saúde nesse nível de atenção. Na Portaria 221 (17 de abril de 2008) definiu-se que o Indicador de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) seja utilizado como instrumento de avaliação da atenção primária e/ou da utilização da atenção hospitalar, podendo ser aplicada para avaliar o desempenho do sistema de Saúde nos âmbitos Nacional, Estadual e Municipal. Estudos realizados em outros países, especialmente na Espanha, mostram a relevância desse indicador para a população idosa. No Brasil, ainda não se dispõem desse tipo de estudos que considerem as particularidades das internações de idosos, apesar de sua intensa transição epidemiológica e do seu acelerado processo de envelhecimento populacional. Isto dificulta a comparação das possíveis desvantagens em relação à outros países vizinhos no âmbito da expectativa de vida, e mais ainda quando comparado com países desenvolvidos como o Japão. Neste trabalho compara-se Rio de Janeiro com Minas Gerais, por ser o primeiro o estado com maior índice de envelhecimento (perdendo apenas para o Rio Grande do Sul) enquanto Minas Gerais tem maior desenvolvimento da atenção básica para atenção da saúde dos idosos. Objetivo Geral: analisar as Internações dos Idosos por Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) como estratégia de avaliação da atenção primária, tal como a Estratégia de Saúde da Família oferecida pelo SUS; analisar a relação entre a cobertura dos programas de atenção básica e o nível de ICSAP assim como suas desigualdades sócio-regionais e demográficas. Método: O desenho do estudo é retrospectivo, e abrange as internações de idosos residentes no estado do Rio de Janeiro e no estado de Minas Gerais do ano 2000 a 2010 por alguma CSAP, nos hospitais e clínicas conveniadas com o Sistema Único de. 

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Pesquisadores do Instituto

Perfil dos pesquisadores do Icict

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS