Apresentação de resultados dos projetos contemplados pelo 7º PIPDT-Inova marca encerramento do ano no Icict

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
27/11/2023

Um dia para celebrar conjuntamente o trabalho realizado ao longo de 2023 pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz). É com esse objetivo que, no dia 12 de dezembro (terça-feira), o Instituto promove um encontro de encerramento das atividades do ano do Icict, das 8h30 às 16h30, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos. O evento é aberto a toda a comunidade do Instituto.  

A mesa de abertura terá a participação de Rodrigo Murtinho (diretor do Icict), Mônica Magalhães (vice-diretora de Pesquisa), Mel Bonfim (vice-diretora de Ensino), Tania Santos (vice-diretora de Informação e Comunicação), Ingrid Jann (vice-diretora de Desenvolvimento Institucional), Marco Aurélio Krieger (vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde) e Márcia de Oliveira Teixeira (coordenadora do Programa Inova Fiocruz).  

Pela manhã será exibido o documentário Xawara e Saúde (2023), curta dirigido pela coordenadora da VideoSaúde Distribuidora, Daniela Muzi. Xawara é como os Yanomami chamam as epidemias. O filme foi gravado em abril de 2023, em plena emergência sanitária dos Yanomami, com o objetivo de propor uma reflexão sobre as relações entre decolonialidade, interseccionalidade e comunicação e saúde na produção audiovisual “sobre” os povos originários, levando em consideração a relação que esses povos possuem com a cultura imagética. 

A partir das 10h30 terá início a apresentação dos resultados dos projetos contemplados pela 7ª edição do Programa de Indução à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico (PIPDT-Inova/Icict) 2021. Os projetos selecionados nessa edição do edital foram executados em um ou dois anos, a partir de setembro de 2021. São eles:  

✅ Acessibilidade na prática: orientações para garantia do direito à comunicação, informação e saúde para pessoas com deficiência |Aline Alves (CTIC)  

✅ Autoavaliação de confiabilidade do repositório institucional Arca pela norma ISO-16363 |Claudete Queiroz (CTIC)  

✅ FIOPGD acionável por máquina: ferramenta institucional para plano de gestão de dados FAIR |Viviane Veiga (Biblioteca de Manguinhos)  

✅ Potenciais e limitações na adoção de inteligência artificial pelo Sus: predição da incidência de obesidade com dados da pesquisa nacional de saúde (PNS) considerando a explicabilidade dos modelos e princípios éticos socialmente pactuados | Jefferson Lima (PCDaS)  

✅ Idadismo e Pandemia: a representação do idoso na mídia desde 2020 | Dalia Romero (LIS) 

✅ Mobilização de rede para proteção legal ao aleitamento materno (MOBILIZA-NBCAL) – Cristiano Boccolini (LIS) 

✅ Preservando a memória audiovisual do Sus: criando um modelo de registro e documentação das etapas da digitalização para preservação – Eliane Pontes (VideoSaúde Distribuidora)  

✅ Questão de cidadania: introduzindo a Linguagem simples na comunicação do ICICT | Juliana Krapp (Ascom)  

✅ Adaptação de ferramenta de análise da acessibilidade geográfica a serviços de saúde para uso online e criação de condições para sua disseminação | Ricardo Dantas (Proadess/LIS) 

✅ Artigos e autores na mídia e nas redes sociais: para uma divulgação científica inovadora e acessível da Reciis | Roberto Abib (Reciis) 

 

Serviço: 

Encerramento das Atividades do Ano 2023 
📆 Dia 12 de dezembro de 2023 
📍 Biblioteca de Manguinhos – Salão de Leitura 
⏰ Das 8h30 às 16h30 

Evento aberto a toda a comunidade do Icict.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Equipe da VideoSaúde vai ao território Yanomami para gravação de documentário

Os profissionais de audiovisual irão para Boa Vista (RR) no dia 15 de abril. O curta-metragem será dirigido por Daniela Muzi, coordenadora da plataforma de vídeos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS