Artigo: Combater o racismo na saúde é preciso

por
Izamara Bastos (Observatório Saúde na Mídia)
,
22/12/2016

"Como, nos dias atuais, ainda vivenciamos e presenciamos diversas situações de preconceito e discriminação racial no Brasil e no mundo?" De acordo com um informe da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a situação da discriminação racial no Brasil, publicada em setembro de 2014, o racismo no Brasil é  "estrutural e institucionalizado" e "permeia todas as áreas da vida" . No documento, os peritos concluíram que o "mito da democracia racial" ainda existe na sociedade brasileira e que parte substancial dela ainda "nega a existência do racismo". Para a organização, um dos maiores obstáculos para lidar com o problema é que "muitos acadêmicos nacionais e internacionais e atores ainda subscrevem ao mito da democracia racial". De acordo com a ONU, isso é "frequentemente usado por políticos conservadores para descreditar ações afirmativas". As constatações dos peritos da ONU, que visitaram o Brasil entre os dias 4 e 14 de dezembro de 2013, foram claras: os negros no País são os que mais são assassinados, são os que têm menor escolaridade, menores salários, maior taxa de desemprego, menor acesso à saúde, são os que morrem mais cedo e têm a menor participação no Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, são os que mais lotam as prisões e os que menos ocupam postos nos governos. (Destaque nosso para a temática da saúde).

Clique aqui para ler o artigo completo.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS