Biblioteca de Manguinhos: visita guiada virtual teve inscrições vindas de 17 estados

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
06/05/2021

Crédito: Leonardo Oliveira | Fiocruz Imagens

Aproveitando o momento de pandemia, em que as visitas e a recepção do público usuário não estão acontecendo, a Biblioteca de Manguinhos realizou no último dia 4 de maio, uma visita virtual guiada – o Tour Virtual em 360 graus.

A ideia surgiu a partir da experiência da equipe no Projeto de Extensão ‘Batendo perna por aí... nas bibliotecas cariocas’, da Universidade do Rio de Janeiro – UniRio. A equipe da Biblioteca de Manguinhos já havia participado da versão presencial das visitas técnicas e guiadas do projeto e, mediante a realidade do distanciamento social, começaram a pensar de que forma poderiam criar uma visita virtual.  “Houve uma articulação da chefe da Seção de Obras Raras, Maria Claudia Santiago, com o idealizador e coordenador da iniciativa Fiocruz 360, Leonardo Oliveira, do Ctic/Icict. Após inúmeras reuniões, foi possível idealizar e concretizar esta realidade na Biblioteca”, explica Igor Lima, chefe da Biblioteca de Manguinhos.

Para entender melhor o que é o projeto de extensão ‘Batendo perna por aí... nas bibliotecas cariocas’, é necessário saber que ele surgiu a partir da necessidade que professores da Escola de Biblioteconomia, da UniRio, sentiram de incentivar a população a conhecer mais sobre as bibliotecas da cidade. O projeto nasceu em 2018 e é coordenado por Jaqueline Barradas e por sua vice, Stefanie Freire, tendo por objetivo “ampliar o conhecimento da população sobre as bibliotecas, dando-lhes maior visibilidade e conscientizando o público sobre a importância desses espaços de cultura e educação”. Com a pandemia, as visitas técnicas e guiadas antes presenciais, tornaram-se virtuais. 

O roteiro da visita guiada on-line da Biblioteca de Manguinhos foi construído por diversas mãos, lideranças de setores da Biblioteca se envolveram, buscando mostrar o espaço de forma contextualizada à história da Fiocruz no país e aos 120 anos de história da Biblioteca, que nasceu praticamente com a Fundação. Segundo o chefe da Biblioteca de Manguinhos, houve um entendimento de que, com a pandemia, “o país está com os olhos voltados para a Fiocruz e propiciar visitas virtuais como esta, é fundamental para que a sociedade brasileira conheça de perto a nossa instituição e o papel da Biblioteca de Manguinhos neste contexto, como locus de salvaguarda da memória bibliográfica institucional e de acesso à informação científica em saúde”.

O número de inscritos surpreendeu a todos – quase 300 pessoas – o público o mais variado possível, de estudantes de Biblioteconomia a crianças; de profissionais da área de ensino a curiosos... “Tivemos inscrições de 17 estados brasileiros, das cinco regiões do Brasil, de inúmeras capitais e cidades de interior como Rondinha (RS), Glória do Goaitá (PE), Santa Rosa de Viterbo (SP), Almenara (MG), São João do Soter (MA), Piçarras (SC) e muitas outras mais”, afirma Igor Lima. A visita guiada passou pelo Castelo da Fiocruz, mostrando um pouco da história de sua construção, os locais por onde Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e tantos outros cientistas circulavam, até chegar à Seção de Obras Raras, na qual pode ser vista, dentre outras coisas, a mesa de estudo coletivo que os cientistas usavam. Saindo dali, a visita à Biblioteca de Manguinhos mostra os principais pavimentos. Muitas pessoas pediram para repetir a visita guiada on-line e isto já está nos planos da equipe, com uma possível tour on-line ao Castelo Mourisco.

Imagem do tour virtual da Biblioteca de Manguinhos

Fiocruz 360

O coordenador da iniciativa Fiocruz 360, Leonardo Oliveira também destacou a parceria com a Biblioteca de Manguinhos: “Foi uma iniciativa muito importante, visto que estamos comemorando os 35 anos do Icict. Essa expertise (das visitas virtuais 360 graus) nos coloca novamente na vanguarda da exploração tecnológica para a disseminação da informação.  As possibilidades são imensas, ainda mais em tempos de pandemia”, explica Oliveira. O projeto Fiocruz 360 é uma iniciativa que visa a criação de produtos envolvendo a tecnologia de realidade virtual em 360 graus, sejam visitas guiadas, treinamentos, jogos e etc. Alguns produtos do projeto já estão no ar, como a visita ao Castelo Mourisco da Fiocruz, a construção do Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19, dentre outros. 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Castelo Mourisco ganha tour virtual

Internautas do mundo todo vão poder caminhar pelo prédio histórico, símbolo da ciência nacional

Icict registra construção de centro hospitalar para Covid-19 com tecnologia 360° e drone

Expertise adquirida com tour virtual vai ser usada para documentar a montagem da unidade no campus Manguinhos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS