">
"Se no feijão tem farinha, por que não camisinha no amor?". Foi embalado por estes versos da cantora Amanda Santiago, atração artística do Bloco da Camisinha, que a Fiocruz Bahia apresentou no dia 5/02, as novidades para o Bloco da Camisinha 2010. O evento, que ocorreu no auditório Aluízio Prata, foi coordenado pelo diretor Mitermayer Galvão dos Reis, que anunciou a expectativa de reunir 10 mil foliões na ação de rua, além de distribuir 80 mil preservativos masculinos durante os dois dias de desfile.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do representante do Programa das Nações Unidas no combate a Aids (UNAids), Pedro Chequer; do representante do Ministério da Saúde, Ivo Brito; do secretário de saúde do estado, Jorge Solla; além de representantes da secretaria de saúde do município e da sociedade civil organizada.
De acordo com Mitermayer Galvão dos Reis, o Programa de Prevenção contra DST/AIDS no Carnaval de Salvador só alcançou grandes êxitos devido à parceria firmada pelas três esferas de governo. "Os governos municipal, estadual e federal estão unidos, por isto conseguimos nos consolidar. A maior prova de sucesso desta união é a comemoração dos 15 anos do Bloco da Camisinha em 2010", afirma. Já o secretário Jorge Solla destacou a participação dos servidores no carnaval. "O trabalho de nossos colaboradores é muito importante, pois eles vão para a rua e vestem a camisa do bloco, que são trocadas por latas de leite", comenta. "Além disso, ainda ajudam na prevenção contra as DSTs e Aids", completa.
Para o representante do Programa das Nações Unidas no combate a Aids (UNAids), Pedro Chequer, o Bloco da Camisnha é uma ação extremamente interessante, que tem como principal foco a interação com a comunidade. "A Fiocruz inova mais uma vez, pois conscientiza as pessoas com muita diversão na principal festa de rua do Planeta", comenta. "A população é quem mais se beneficia com a ação, pois recebe preservativos e pode opinar, sugerindo propostas e fazendo críticas", finaliza.
Homenagem - A manhã também foi reservada para o lançamento do Programa estadual de DST/Aids, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que este ano tem o slogan "Nesse carnaval não esqueça esse abadá. Preserve-se, use camisinha". O encontro também foi marcado pela homenagem à cantora Mariene de Castro, que desenvolve trabalho voluntário na luta contra a Aids. "É nossa obrigação ajudar ao próximo, nunca almejei ganhar reconhecimento com isto. Estou muito emocionada", confessa.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar