Brasília irá debater auto-suficiência em leite humano

por
Cristiane d'Avila
,
22/10/2012

De 22 a 24/10, os coordenadores de todos os Centros de Referência Estaduais para Bancos de Leite Humano estarão reunidos em Brasília para o  o encontro nacional do grupo. Organizado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, o evento tem como objetivo debater questões relativas ao cotidiano da rede, o que inclui atividades de ensino, pesquisa, controle de qualidade e cooperação internacional.

Como parte das atividades, no dia 25/10 será realizado o seminário “Compreendendo e construindo a auto-suficiência de Leite Humano em Brasília”, cuja proposta é resgatar os determinantes e atores que levaram a cidade a esta condição, a fim de que seja criada uma metodologia que possa ser aplicada a outras cidades. “Nosso objetivo é deixar para a próxima geração de gestores a experiência da auto-suficiência, que não está documentada”, explica o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (Iber-BLH), João Aprígio Guerra de Almeida.

Os organizadores definiram que o seminário abordará linhas temáticas, a serem discutidas por grupos de trabalho. Serão debatidos temas como a história de cada banco do Distrito Federal, a relação deles com organizações do terceiro setor, a trajetória dos Bombeiros na história dos bancos de leite, o fortalecimento das ações pró-aleitamento materno, a relação dos bancos de leite com os hospitais privados, entre outros temas. A semana de atividades será encerrada na sexta-feira (26/10), com uma mobilização pela criação da Semana de Doação de Leite Humano nas unidades federadas da região Centro-Oeste.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS