Brumadinho: artigo analisa o desastre ambiental para a Saúde Coletiva e o SUS

por
Informe Ensp
,
22/05/2019

Produzida pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), a revista Cadernos de Saúde Pública de maio de 2019 dedicou um espaço temático sobre o desastre da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais, o mais grave do país, ocorrido em janeiro deste ano. São três artigos que examinam as razões e efeitos do desastre. 

Dentre os artigos, "Da Samarco em Mariana à Vale em Brumadinho: desastres em barragens de mineração e Saúde Coletiva", dos pesquisadores do Observatório Clima e Saúde, Christovam Barcellos e Diego Ricardo Xavier, além dos pesquisadores da ENSP, Carlos Machado, Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus e Mariano Andrade da Silva. Nele, os autores falam sobre a importância de se compreender os desastres em barragens de mineração está não só no quantitativo de óbitos e danos à saúde imediatos, mas também na identificação da emergência de novos problemas e necessidades de saúde ao longo do tempo, de modo que mobilizem quase toda estrutura de Saúde Pública. “Além disso, os desastres tecnológicos, por envolverem contaminantes, exigem decisões em condições de urgência carregadas de incertezas, para cessar ou diminuir as exposições e riscos, bem como cuidar dos danos e doenças, não só as de curto prazo, mas também as de médio e longo prazos”. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a complexidade desses tipos de eventos para a Saúde Coletiva e o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como referência os desastres recentes.

Os outros artigos são "O impacto na saúde mental dos afetados após o rompimento da barragem da Vale" e "Da política fraca à política privada: o papel do setor mineral nas mudanças da política ambiental em Minas Gerais, Brasil". 

Acesse aqui o artigo dos pesquisadores do Icict e da ENSP e a revista  Cadernos de Saúde Pública.

Clique na imagem para acessar o suplemento da revista Cadernos de Saúde Pública.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Brumadinho sob a ótica da comunicação e informação em saúde

Alunos de doutorado do PPGICS analisam os impactos de Brumadinho a partir da experiência em Mariana

Pesquisadores do Icict divulgam nota técnica sobre Brumadinho

Divulgação ocorreu durante o evento "Desastre da Vale S. A. em Brumadinho - Impactos sobre a Saúde e desafios para a Gestão de Riscos", dia 05/02

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS