Canal Futura: VideoSaúde apresenta documentários sobre práticas de saúde no SUS

por
VideoSaúde Divulgação
,
05/06/2023

Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

Neste mês, a VideoSaúde exibe diversas temáticas que buscam compartilhar conhecimento e trazer reflexão à sociedade. “Violência contra a mulher” aborda as iniciativas para oferecer assistência às mulheres vítimas de violência; “Escutas, grupoterapia” acompanha um grupo de usuários e equipe de uma Clínica da Família, localizada no Rio de Janeiro, compartilhando suas vidas e ofícios; “Parteiras indígenas” mostra a importância e relatos de parteiras indígenas de Feijoal, Amazonas e “População em situação de rua” retrata a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.  

A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que aponta que os conteúdos produzidos pela Instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, chegando, pelo alcance do canal, a todas as regiões do país. Os vídeos exibidos no Canal Futura ficam também disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Globoplay.

2/6, sexta-feira, 23 horas - Violência contra a mulher    

Gravado no estado do Maranhão, “Violência contra a mulher” aborda as iniciativas para oferecer assistência às mulheres vítimas de violência.   

Reprises:  
4/6, domingo, às 4 horas 
9/6, sexta-feira, às 2 horas 

11/6, domingo, 21h30 - Escutas, grupoterapia  

Usuários e equipe da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, contam sobre suas vidas e ofícios para falar de resiliência, crises de ansiedade, medos, aprendizados, retratando diferentes desafios para o SUS e apontando a importância da resistência, do acolhimento e de práticas inovadoras numa Unidade Básica de Saúde.  

Reprise: 
30/6, sexta-feira, às 23h30  

16/6, sexta-feira, 23 horas - Parteiras indígenas  

O filme “Parteiras indígenas”, que se passa em Feijoal, Amazonas, fala sobre a relevância do trabalho dessas mulheres.  

Reprises: 
18/6, domingo, às 4 horas  
23/6, sexta-feira, às 2 horas

 
30/6, sexta-feira, 23 horas - População em situação de rua  

O documentário mostra a vida das pessoas que vivem em situação de rua e o cotidiano de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho, Rio de Janeiro.  
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Plataforma de Filmes Fiocruz chega a 250 obras nos 35 anos da VideoSaúde

Comemorado no dia 20 de maio, aniversário da VideoSaúde traz novidades no campo da preservação e produção e distribuição audiovisual

Filmes do Festival OMS passam a integrar a Plataforma de Filmes VideoSaúde Fiocruz

Entrevista com diretor do Festival OMS destaca importância do audiovisual para a promoção da saúde

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS