Centro de Estudos aborda “Métodos digitais na pesquisa em Saúde”, dia 19/11

por
Divulgação Centro de Estudos do Icict
,
08/11/2021

O Centro de Estudos do Icict realização sessão nesta sexta-feira (19/11) sobre “Métodos digitais na pesquisa em Saúde”, das 14h às 15h30. A palestrante é Daniela Muzi, coordenadora da VideoSaúde Distribuidora, e o debatedor, Fábio Castro Gouveia, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O evento terá como base de discussão a tese de doutorado de Daniela Muzi, “YouTube-se: circulação e condições de visibilidade de vídeos sobre saúde na internet”, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), e que recebeu menção honrosa no Prêmio Compós de Teses, em 2020. Em seu trabalho, Muzi apresenta um método de mapeamento e análise das mediações sociotécnicas que atuam na circulação de vídeos sobre saúde disponibilizados no YouTube e discute o uso dos métodos digitais nas pesquisas no campo da informação, comunicação e saúde.

O YouTube, segunda maior mídia social do mundo, ganha força estratégica para visibilidade e capilaridade de diferentes atores, despertando também o interesse de instituições de ensino e pesquisa, cientistas e movimentos sociais no âmbito da saúde. Mas como se dá o processo de circulação nessa mídia? Por que alguns filmes são mais vistos e circulam mais do que outros? Que mediações atuam e de qual forma? Como estudá-las? A sessão trará informações importantes para pesquisadores e estudantes de como definir estratégias que garantam a neutralidade da coleta e preservação dos dados e atentar às constantes atualizações das plataformas de mídias sociais, para que os resultados da pesquisa não sejam enviesados.

Perfil dos palestrantes

Daniela Muzi - Doutora em Informação, Comunicação em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Fiocruz) e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj. É jornalista e tecnologista em saúde pública da Fiocruz, integrando a equipe da VideoSaúde Distribuidora. Recebeu a Menção Honrosa de Melhor Tese no Prêmio Compós de Teses e Dissertações 2021.     

Fabio Castro Gouveia – Tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz, é líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Dados, Redes e Métricas e pesquisador na Rede Zika Ciências Sociais. Biólogo, mestre em Microbiologia e Imunologia e doutor em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão de Biociências). É docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ e do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Fiocruz.

A transmissão do evento será realizada no canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora.

 

Serviço

Seminário do Centro de Estudos do Icict: Métodos digitais na pesquisa em Saúde
Data: Sexta-feira, 19/11 | Horário: 14h às 15h30
Transmissão online: https://www.youtube.com/watch?v=XS_Xj0Y1LMI   

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Tese e dissertação do PPGICS conquistam menções honrosas no Prêmio Compós

Pesquisas de Daniela Muzi e Nicole de Souza foram defendidas em 2020; reconhecimento é um dos mais importantes no campo da Comunicação

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS