Colaboradoras do PPGICS participam de debate sobre divulgação científica e saúde

por
LIEPAS/UniRio
,
03/10/2022

No dia 4 de outubro (terça-feira), haverá o debate sobre a “Divulgação Científica como Instrumento para Promoção da Saúde Pública”, que será o tema da terceira edição da série Encontros de Cultura, Saúde e Humanidades. Um encontro online reunirá pesquisadoras de Comunicação e Saúde para discutir com a sociedade como a divulgação científica pode servir como um instrumento de promoção da saúde através da democratização e do fortalecimento da confiança na ciência. Thaiane Oliveira, professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), abordará a desinformação científica diante de “crises da modernidade”. O debate será realizado por Hully Falcão, pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict/Fiocruz.

Thaiane Oliveira discutirá a desinformação científica buscando entender os desafios a partir de contextos políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. A professora diz que é um assunto de grande preocupação mundial, o que foi evidenciado na pandemia da Covid-19. Ela ressalta que o ambiente digital permite a ampliação da desinformação e, por consequência, determinadas formas de entendimento acabam deslegitimando autoridades epistêmicas e ameaçando a democracia. “Essa desinformação pode ser um risco para a sociedade, pois coloca em risco a vida de todos. Então, tratar dessa questão é fundamental para entender os desdobramentos que podem ser causados”, acrescentou.

O debate sobre promoção da saúde se articula aos temas dos encontros anteriores no que diz respeito à sua interface com a humanização e com a educação dos profissionais da saúde, assim como à importância da informação científica, com origem certificada, disponível para a população como um dos determinantes da saúde, afirmou Tania Valente, coordenadora do projeto na UNIRIO.

A série é promovida pelo Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Saúde (LIEPAS), do Departamento de Saúde Coletiva da UNIRIO, e tem apoio do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) e da Conexão e Inovação Pública no Rio de Janeiro. Os encontros ocorrerão no formato online, uma terça-feira por mês, às 16 horas. Haverá transmissão em tempo real no canal Encontros de Cultura e Saúde, no YouTube (youtube.com/c/EncontrosCulturaeSaude). Eles serão abertos aos cidadãos, cuja participação é incentivada ao longo dos diálogos. Os participantes que estiverem inscritos e solicitarem, receberão certificados. Saiba mais no link 'Agenda Completa', no Menu Lateral.

II Série Encontros de Cultura, Saúde e Humanidades
Divulgação Científica como Instrumento para Promoção da Saúde Pública
Terça-feira, 04/10 - 16h

Palestrantes: 
Thaiane Oliveira
Professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação PPGCOM/UFF. Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (CITELab)/UFF.

Hully Falcão
Doutora em Antropologia/UFF. Pesquisadora  de Pós-doutorado  no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict)

Moderadora: Pâmela Pinto
Doutora e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UFF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict)

Assista: https://youtu.be/agU9I-5JL3c
Saiba mais: bit.ly/cultura-saude-humanidades

Texto: Guida Cury/Divulgação

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Reciis lança dossiê sobre desinformação científica no 2º número de 2022

Edição também aborda os efeitos da desinformação na democracia

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS