Comitê da Ripsa discute inquérito nacional de saúde no CICT

por
Rafael Cavadas
,
14/06/2006

Um comitê de especialistas em saúde foi formado para aprofundar a discussão sobre os inquéritos domiciliares e o sistema nacional de informações em saúde. A intenção é aprimorar as pesquisas sobre temas como morbidade, fatores de risco, acesso e uso dos serviços de saúde entre outros quesitos. O comitê temático interdisciplinar (CTI) foi instituído no âmbito da Rede Interagencial de Informações em Saúde (Ripsa), que indicou como coordenador o pesquisador do CICT, Francisco Viacava.

Há anos, o CICT atua na avaliação da qualidade dos sistemas de informação tendo desenvolvido projetos de avaliação e monitoramento em diversas áreas: AIDS (MonitorAids), mortalidade infantil (MonitorIMI) e atenção básica em saúde (MonitorAB) - este último em fase de conclusão.

Além disso, a unidade de informação e comunicação em saúde da Fiocruz coordenou a elaboração de um suplemento dedicado à saúde dos brasileiros, na Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (PNAD), e a Pesquisa Mundial de Saúde, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS), marcando sua especialização no campo dos inquéritos populacionais.

A PNAD 2003 foi apresentada em um seminário na Fiocruz com a presença de pesquisadores, gestores e coordenadores de inquéritos de saúde. Na ocasião (setembro de 2005), houve consenso sobre a continuidade da série histórica e a reavaliação do inquérito, recomendando ao Ministério da Saúde, a criação de um comitê de especialistas, no âmbito da Ripsa, para discutir as bases de uma política dirigida para a constituição de inquéritos de base populacional

No lançamento do suplemento da PNAD 2003, o então ministro da saúde, Humberto Costa, apoiou a realização de uma nova edição da pesquisa, prevista para 2008. Assim, os pesquisadores conseguiriam manter a série histórica com intervalo de cinco anos entre cada inquérito - 1998, 2003 e 2008. Para os responsáveis pelo suplemento, a regularidade da pesquisa permite comparar e avaliar a evolução da saúde da população.

Em sua primeira reunião, o CTI recomendou que a PNAD 2008 inclua fatores de risco como sedentarismo, fumo e sobrepeso. Além disso, o comitê pontuou a atualização dos quesitos sobre planos de saúde, redigidos antes da regulação do mercado pela Agência Nacional de Saúde. Também será conduzido um levantamento sobre inquéritos realizados em países com mais experiência nessa área, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Austrália.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS