Comunicação e informação na pandemia: Centro de Estudos busca estimular debate público sobre o tema

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
12/08/2020

Com o início da pandemia de Covid-19, o Centro de Estudos do Icict buscou se adaptar às limitações impostas pelas recomendações de isolamento social e da impossibilidade de realização de encontros presenciais, por um prazo, ainda indeterminado. Conversamos com o pesquisador Ricardo Dantas, do Laboratório de Informação em Saúde, coordenador do Centro de Estudos do Icict, sobre o novo ciclo de atividades.


Ricardo Dantas, durante seminário do Centro de Estudos. Reprodução/VideoSaúde. 

Como tem sido a experiência de realizar seminários online até o momento?

Tem sido muito interessante explorar essa nova forma de realizá-los, permitindo diálogos com pessoas em vários lugares, inclusive outros países, além da possibilidade de um público maior em função da transmissão pela Videosaúde. Inclusive, essa maior participação da Videosaúde tem sido muito valiosa, já que além de possibilitá-los, a equipe tem atuado de maneira muito atenciosa e dedicada.

Como as atividades vem sendo organizadas?

Até o momento foram realizadas três atividades. Tem sido uma parceria muito efetiva entre a coordenação do CEIcict com a Assessoria de Comunicação, a Videosaúde Distribuidora da Fiocruz, além dos propositores, cujo papel de apoio à organização é essencial.

De que forma o público vem participando?

Temos muitos estudantes da própria Fiocruz e profissionais das temáticas dos eventos, além de buscarmos o apoio dos debatedores na divulgação em suas redes. A participação tem sido valiosa, com questões pertinentes que possibilitaram debates relevantes.

Quais assuntos o Centro pretende abordar neste debate e qual sua relação com os projetos do Icict?

A ideia é conhecer e debater as experiências de comunicação sobre a Covid-19 nas favelas cariocas, a partir da participação de pessoas que tem desenvolvido esse tipo de atividades com sucesso nesses territórios, ao mesmo tempo, muito semelhantes e muito distintos. Principalmente, busca-se dar voz a essas pessoas e trazê-las para um debate importantes nesse contexto de pandemia, na qual informação e comunicação tem um papel fundamental no enfrentamento. 
 
Os debates transmitidos pela VideoSaúde estão disponíveis em seu canal no Youtube. Confira a seguir: 

Bibliotecas e a convivência com a Covid-19 (17/7)

Desigualdades do acesso à internet: muito além da pandemia (03/7)

Informação em Saúde: importância e desafios no enfrentamento da pandemia (19/6)

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Comunicação sobre coronavírus nas favelas é pauta do Centro de Estudos do Icict

Iniciativas como a do jornal e site Voz das Comunidades integram a programação do seminário online, nesta sexta, 14/8, às 15h

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS