">
Na próxima sexta-feira, 28/5, a partir das 14h, a aluna Teresa Cristina de Carvalho Lima Neves, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict, defenderá a sua tese de doutorado “Comunicação, Covid-19 e Cuidado na APS-ESF: evidências, reflexões, desafios”, cuja orientação é da pesquisadora Inesita Soares de Araújo.
Em seu estudo, Teresa Cristina abordou a “Comunicação na Atenção Primária à Saúde - Estratégia de Saúde da Família, considerando seu afetamento pela pandemia do Covid-19”, trabalhando com a análise dos “Diagnósticos Situacionais Participativos - DSP, que foram elaborados por profissionais de saúde de Clínicas da Família, Alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e População, em dois períodos, no ano de 2019 e de 2020, este último atravessado pela pandemia do Covid-19 no município do Rio de Janeiro.”
Informações como o resumo da tese e horário e endereço on-line da apresentação, seguem abaixo:
Título: Comunicação, Covid-19 e Cuidado na APS-ESF: evidências, reflexões, desafios.
Aluna: Teresa Cristina de Carvalho Lima Neves
Orientadora: Inesita Soares de Araujo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Banca:
Titulares:
Drª Janine Miranda Cardoso- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Drª Kátia Lerner- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Drª Regina Ferro do Lago- PPGSP/ENSP/FIOCRUZ
Drª Sonia Acioli de Oliveira - PPGE/UERJ
Suplentes:
Dr. Paulo Roberto Borges de Souza Junior - PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Drª Maria Lúcia Macedo Cardoso- PPGSP/ENSP/FIOCRUZ
Data: 28/05/2021 - Sexta-feira | Horário: 14h
Sala Virtual: https://zoom.us/j/95182166351?pwd=amY3R3VVcE84eDVNSit3a09pN2Zqdz09
Resumo:
Esta pesquisa de doutoramento teve como objetivo enfocar a Comunicação na Atenção Primária à Saúde - Estratégia de Saúde da Família, considerando seu afetamento pela pandemia do Covid-19.
A investigação privilegiou a análise dos Diagnósticos Situacionais Participativos - DSP, que foram elaborados por profissionais de saúde de Clínicas da Família, Alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e População, em dois períodos, no ano de 2019 e de 2020, este último atravessado pela pandemia do Covid-19 no município do Rio de Janeiro.
O DSP é uma ferramenta que contribui na percepção e compreensão de problemas e necessidades de saúde, educação, saneamento, segurança, transporte, habitação, informação e comunicação, bem como permite conhecer como é e como está a organização dos serviços de saúde. É, portanto, um instrumento fundamental de gestão, uma vez que propicia a interlocução de três atores sociais com lugares de fala distintos, que representam a academia, o serviço e a população. Esta propriedade é favorável para se obter diferentes pontos de vista sobre as questões concernentes ao processo de sua construção. Além de nos permitir traçar um panorama histórico e conceitual da Atenção Primária e seus atributos essenciais na produção do cuidado multiprofissional na orientação individual, familiar e comunitário, o que nos interessou nesse processo foi analisar de que maneira a comunicação é percebida e relacionada às questões apontadas no itinerário do desenvolvimento da produção e conclusão dos DSP. Para tanto, trabalhamos com a perspectiva da Semiologia dos Discursos Sociais, recorrendo a alguns elementos metodológicos da análise de discursos para a análise do corpus.
Os resultados apontaram para a incipiência, a inconsistência e o apagamento da comunicação nos DSP, não apresentando diferença de relevância entre o ano pré-pandemia-2019, como no ano da pandemia-2020.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar