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Com a análise de dados de 113.667 bvítimas de acidentes de trânsito, causadas por abuso de álcool, a pesquisa da dissertação de mestrado de Célio Ribeiro Júnior, aluno do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, do Icict, trás alguns dados interessantes, como os que mostram que "5% das vítimas de acidentes de trânsito apresentaram trauma grave e cerca de 19% dos condutores apresentavam indícios de consumo de bebida alcóolica". O aluno foi orientado pelo pesquisador do Laboratório de Informação e Saúde (LIS) e professor do PPGICS, Paulo Borges.
A defesa ocorrerá na segunda-feira, 11/03, às 10h, na sala 402, do Prédio da Expansão do Campus da FIocruz, que fica na Av. Brasil, 4036, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ).
Título: Beber e Dirigir: associação com o nível de gravidade do trauma na atenção pré-hospitalar no município do Rio de Janeiro
Aluno: Célio Ribeiro Júnior
Orientador: Dr. Paulo Roberto Borges de Souza Júnior (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Segunda Orientadora: Drª. Mônica Avelar Figueiredo Mafra Magalhães
Banca:
Titulares:
Suplentes:
Data: 11/03/2019 - 2ª feira
Horário: 10h
Local: Sala 402, do Prédio da Expansão do Campus
Resumo:
As lesões decorrentes de acidentes de trânsito representam um quadro crítico de saúde pública, constituindo uma das principais causas de morbimortalidade no mundo além de resultarem em elevados custos sociais e econômicos. O crescente número de mortes no trânsito em todo o mundo também se reflete no Brasil, onde fatores associados ao acidente, especialmente o consumo de álcool ao dirigir e excesso de velocidade representam um grande peso sobre as mortes e gravidade das lesões geradas por essas ocorrências. O objetivo desse estudo é avaliar a associação entre o indício de uso de bebida alcoólica pelos condutores de veículos automotores e o nível de gravidade das lesões apresentadas pelas vítimas de acidentes de trânsito atendidas pelo Grupamento de Socorro de Emergência e SAMU-Rio (GSE\SAMU-Rio) no município do Rio de Janeiro (MRJ) entre os anos 2012 a 2015 Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal e com abordagem quantitativa.
Foram utilizados dados de atendimentos pré-hospitalares a acidentes de trânsito no MRJ registrados no Sistema de Informações de Socorro de Emergência Pré-hospitalar (SISEPH) entre 2012 e 2015. Para tratamento de variáveis do estudo que possuíam mais de 3% de valores ausentes foi realizado um procedimento de imputação múltipla de dados. Na análise espacial são apresentados mapas temáticos com a distribuição por bairros do número de acidentes de trânsito, a proporção dos acidentes envolvendo condutores com indícios de uso de álcool e a proporção de acidentes com vítima em estado grave. Para descrever as características das vítimas de acidentes de trânsito atendidas pela APH, foram calculadas as distribuições percentuais de todas as variáveis selecionadas para a análise de dados. Para avaliar a associação entre o consumo de álcool e o nível de gravidade, foi ajustado um modelo de regressão logística para os dados de todas as vítimas incluídas no estudo, tendo como variável dependente a gravidade da lesão pela Escala de Trauma (Revised Trauma Score – T-RTS) com valor ≤ 11, e como variável independente, o indício de consumo de bebida alcoólica por algum condutor de veículo, controlando por todas as demais variáveis utilizadas no estudo. Foram analisados dados de 113.667 vítimas de acidentes de trânsito envolvidas em 87.462 ocorrências.
A maior frequência de eventos foi observada nos bairros da Zona Oeste da cidade e alguns bairros da Ilha do Governador apresentaram grande proporção de acidentes envolvendo o uso de álcool. Cinco por cento das vítimas de acidentes de trânsito apresentaram trauma grave e cerca de 19% dos condutores apresentavam indícios de consumo de bebida alcoólica, sendo 2,6 vezes maior a chance da vítima apresentar traumas graves quando o acidente envolvia condutores com indícios de uso de bebida alcoólica, mesmo controlando por todas as demais variáveis do estudo. Os resultados apresentados neste estudo reforçam a necessidade de se discutir novas estratégias para coibir a prática de dirigir veículos automotores após a ingestão de bebidas alcoólicas.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
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