Desenvolvimento de indicadores de segurança para monitoramento do cuidado em hospitais brasileiros de pacientes agudos

Laboratório de Informação em Saúde - LIS
Pesquisadores

Claudia Maria de Rezende Travassos (Lis/Icict/Fiocruz) - coordenadora
Carla S Gouvea (Lis/Icict/Fiocruz)

Nas últimas décadas, várias estratégias voltadas para melhorar a qualidade do cuidado à saúde e minorar os riscos inerentes aos cuidados de saúde foram criadas. A segurança do paciente ganhou destaque mundial e passou a ser reconhecida como componente crítico para a melhoria da qualidade do cuidado de saúde. A segurança se expressa pela redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Evento adverso é o dano ao paciente ocasionado pelo cuidado de saúde. O relatório "To Err is Human", publicado pelo Instituto de Medicina (IOM) dos Estados Unidos há aproximadamente 11 anos afirmou que mais da metade dos eventos adversos em pacientes são ocasionados por erros no cuidado de saúde. Erros e violações no processo de cuidado aumentam o risco de eventos adversos e resultam em expressiva morbidade e mortalidade evitáveis, gastos adicionais e representam uma grande preocupação para gestores do sistema de saúde, profissionais e pacientes. Vários fatores são apontados como associados à ocorrência de eventos adversos, dentre eles, o silêncio que cerca a questão do erro e da violação nas instituições de saúde. O presente projeto pretende contribuir para o fortalecimento das ações de segurança do paciente nos serviços de saúde no país através do fortalecimento do monitoramento de desempenho dos hospitais na redução do risco de damos aos pacientes. Propõe-se a utilização de recursos de comunicação à distância no seu desenvolvimento, com a participação de especialistas de diferentes regiões brasileiras. Além do método Delphi utilizado na pesquisa inicial apresentada na tese de doutorado "Desenvolvimento de Indicadores de Segurança do paciente para hospitais de pacientes agudos" de Carla Gouvêa, sob a orientação da pesquisadora responsável, aprovada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, para obtenção de consenso, nesta fase pretende-se incorporar um aprimoramento com a inclusão da Técnica de Grupo Nominal. 

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Pesquisadores do Instituto

Perfil dos pesquisadores do Icict

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS