Dissertação de pesquisadora do CICT propõe orientações metodológicas para auxiliar a comunicação científica

por
Ascom
,
02/12/2005

Num pólo de Ciência & Tecnologia como a Fiocruz, os relatórios são peças fundamentais para o intercâmbio de experiência e a concretização do conhecimento científico. Da hipótese até a metodologia aplicada, da coleta de dados à análise dos resultados, tudo deve ser apontado nos relatórios de pesquisas. Preocupada com a comunicação científica, gerada a partir desses documentos, a pesquisadora do CICT, Rejane Machado, elaborou sua dissertação, abordando questões como a produção, representação e o acesso aos relatórios. O objetivo da pesquisa é estabelecer critérios de padronização e inclusão de novos elementos que possibilitem informar de forma ágil a comunidade científica.

Para fundamentar o trabalho, Rejane realizou entrevistas com pesquisadores e gestores do CICT, colhendo as impressões deles com relação à gestão dos relatórios de pesquisa na Unidade. A dificuldade de acesso a documentos surgiu como uma queixa constante e foi reforçada também, a necessidade de orientações metodológicas para a produção desses documentos. Segundo Rejane, a partir da análise documentária dos relatórios produzidos no CICT e das entrevistas, foi possível traçar um panorama para entender melhor o valor que os documentos produzidos têm para a comunicação científica.

Rejane foi aprovada no Mestrado Profissional da Escola Nacional de Saúde Pública, no dia 28 de fevereiro, após apresentar, na Ensp, a dissertação: “Representação e Recuperação dos Relatórios de Pesquisa da Fiocruz: proposta de metodologia para ampliação do acesso”. Mais informações podem ser obtidas com a própria pesquisadora.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

CICT apresenta mais uma dissertação no mestrado profissional da Ensp

O objetivo da dissertação é atualizar o referencial de estudo e compreensão sobre o design gráfico, a partir de novas contribuições das ciências da comunicação, como a Produção Social dos Sentidos

Dissertação analisa bases de dados

Com o título Buscando intemporalidade entre as diferentes bases de dados: o caso da Biblioteca do Instituto Fernandes Figueira, Viviane, que trabalha na própria biblioteca, analisou as bases de dados que armazenam títulos para consulta

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS