Documentario sobre questão indígena a partir de visões do sanitarista Noel Nutels é exibido na França

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
19/09/2022

“O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels”, documentário do acervo do selo Fiocruz Vídeo/VideoSaúde foi exibido neste final de semana em Paris, numa das principais mostras de produções brasileiras no exterior: o festival Brasil em Movimentos (BEM). Em sua 18ª edição, o evento, segundo seus organizadores, destaca as imagens e questões de lutas sociais, histórias e memórias brasileiras. De 15 a 18 de setembro no cinema Les Sept Parnassiens e no dia 29 de setembro no cinema Le Saint-André des Arts, em Paris, o Brasil em Movimentos apresenta doze filmes, oito dos quais em estreia na França.

Assista “O índio cor de rosa” na Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde/Fiocruz: https://videosaude.icict.fiocruz.br/filmes/o-indio-cor-de-rosa-contra-a-fera-invisivel-a-peleja-de-noel-nutels/

Este ano, o BEM apresenta ao público uma seleção de filmes e debates baseados principalmente em cinco eixos temáticos de resistência dos movimentos: negros, mulheres, povos indígenas, LGBTQIA+ e a luta por acesso à habitação.

De acordo com os organizadores da mostra, “por sua originalidade, pesquisa envolvida, relevância estética e temática, convidamos o filme O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels para a sessão especial Ecofalante dentro desse relevante festival de cinema brasileiro em Paris”. 

Imagens e voz que falam por si só

“O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels” mostra o sanitarista Noel Nutels, que percorreu o Brasil tratando da saúde de indígenas, ribeirinhos e sertanejos e que filmou muitas de suas expedições. Em 1968, foi convidado a falar sobre a questão indígena à CPI do Índio. Imagens inéditas e o único registro de sua voz se unem para denunciar o que ele chamou de "massacre histórico contra as populações indígenas".  E não é só o discurso atual e contundente de Nutels que chama a atenção no longa, mas as cenas de arquivo em filmes de 16mm, cerca de 90% filmadas pelo próprio sanitarista-cineasta entre as décadas de 1940 e 1970, quando percorreu o interior do Brasil.

“A grande inspiração que nos guiou o tempo todo veio dos filmes do Noel e das ideias que ele expõe naquele depoimento tão poderoso”, explica o diretor Tiago Carvalho. Os outros 10% são imagens do Major Thomaz Reis, que acompanhava Marechal Rondon em suas expedições, do Heinz Forthman, cineasta de enorme importância para o cinema etnográfico brasileiro, e do Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema no Brasil. 

Lançado no final de em 2019 pelo selo Fiocruz Vídeo/VideoSaúde, “O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels” já foi selecionado em mais de 14 festivais de cinema do Brasil e do exterior. Entre os quais, o DOC Barcelona, o Festival de Havana, o Festival Biarritz Amérique Latine (França), o Festival Internacional de Cinema de Cartagena (Colômbia), o Festival de Cine Latinoamericano en Lenguas Originarias (Peru), o Festival de Vila do Conde (Portugal), o Festival Internacional de Documentarios de Buenos Aires, entre outros. No Brasil, passou em diferentes espaços, como a Mostra Ecofalante, a Mostra de Cinema de Ouro Preto, o Olhar de Cinema de Curitiba, DOC BH, Arquivo em Cartaz (Rio de Janeiro), o DOC SP. 

Conquistou três prêmios no renomado Festival Biarritz Amérique Latine: o de melhor documentário escolhido pelo público, uma menção honrosa do júri e o prêmio do Instituto de Altos Estudos Latino-americanos de Paris. Além disso, foi eleito melhor filme da mostra competitiva ibero-americana do Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires, o Fidba, realizado em setembro. 

O filme foi produzido pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e pela Banda Filmes, após ser selecionado no seu edital de fomento à produção de audiovisuais em saúde, o Selo Fiocruz Vídeo.

Trailer:
https://videosaude.icict.fiocruz.br/filmes/o-indio-cor-de-rosa-contra-a-fera-invisivel-a-peleja-de-noel-nutels/ 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS