Estimação da incidência de HIV no Brasil

Laboratório de Informação em Saúde - LIS
Pesquisadores

Celia Landmann Szwarcwald (Lis/Icict/Fiocruz) - coordenadora
Paulo Roberto Borges de Souza Júnior
Giseli Nogueira Damacena
A Barbosa Júnior
Gerson Fernando Mendes Pereira
Orlando da Costa Ferreira Junior
Ana Roberta Pati Pascom
Maeve de Melo
Marly Marques da Cruz 

O presente projeto tem o objetivo principal de desenvolver métodos de estimação da incidência do HIV na população brasileira, por meio de duas abordagens distintas, os modelos retrospectivos e ensaios laboratoriais. A convergência das estimativas será testada em dois municípios brasileiros, Recife e Curitiba. Os dados destes dois municípios vão ser utilizados para estabelecer se, por um lado, os ensaios laboratoriais estão fornecendo estimativas plausíveis da incidência, e, por outro, se a modelagem matemática retrospectiva, baseada apenas em informações secundárias, pode ser usada para estimar e monitorar a incidência do HIV na população brasileira.. 

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Pesquisadores do Instituto

Perfil dos pesquisadores do Icict

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS