Estudo investiga perfil do Canal Universitário do Rio de Janeiro

por
Daniela Muzi
,
03/07/2013

O Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde (Neavs) promoveu no dia 27/06, o segundo encontro de 2013 com o tema “Televisão Universitária – UTV. A que(m) se destina? Imagem significada pelo telespectador”, em comemoração aos 25 anos da VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz. O estudo foi realizado no âmbito do mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais do Instituto Universitário do Rio de Janeiro da Universidade Candido Mendes – Iuperj/ Ucam, por Adir Glüsing, Vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional do Icict/Fiocruz. Participaram do evento o superintendente do Canal Universitário do Rio de Janeiro, Emílio Galo, e o vice-diretor de Comunicação e Informação do Icict, Rodrigo Murtinho.

No início da palestra, Adir Glüsing destacou a emoção de estar apresentando a pesquisa para a equipe da VideoSaúde, da qual fez parte durante 15 anos, e que a levou a refletir sobre o tema no mestrado. “Estou mais ansiosa do que no dia da defesa”, revelou. A Distribuidora faz parte da programação do Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV) desde o início da sua transmissão em 1999.

UTV a que (m) se destina?

O problema central investigado é o anonimato do telespectador da UTV, canal provedor formado por 12 instituições associadas (CIEE-Rio, Fiocruz, Fundação Cesgranrio, IME, PUC-Rio, Universidade Candido Mendes, Universidade Estácio de Sá, Universidade Gama Filho, UNIRIO, UNISUAM, UniverCidade e Universidade Veiga de Almeida). A coleta e análise de dados foram feitas a partir de encontros da mestranda com a equipe de produção da VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz, o presidente do Conselho de Programação da UTV e telespectadores.

O estudo apontou consonância na maneira como produtores e telespectadores percebem a UTV: como um canal que participa do processo de democratização da informação e que apresenta inovações, processos políticos e cultura nacional, dando visibilidade ao que se produz na academia. Retomando o conceito de montagem do cineasta Sergei Eisenstein, a autora desenvolveu o conceito de “slogan fotográfico”, imagem que corresponde à síntese dedutiva das significações que o telespectador faz da UTV.

O futuro do Canal Universitário

O superintendente da UTV, Emílio Galo, destacou a relevância do estudo sobre a UTV, tema pouco pesquisado na academia, e a particularidade do Canal, que exibe 45 programas inéditos por mês, veiculando um conteúdo 100% nacional. Ao fim da apresentação, Galo convidou a autora para apresentar os resultados da pesquisa à equipe do Canal, além de se colocar à disposição para futuras conversas.

O resultado do estudo apontou algumas recomendações às associadas da UTV, como a busca de inovação nos formatos televisivos, divulgação e veiculação dos programas na internet e aumento do alcance do Canal Universitário, que hoje se restringe a uma operadora de TV a cabo, NET, e ao município do Rio de Janeiro.

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VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz

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