Exposição de obras raras divulga ilustração científica do acervo da Fiocruz

por
André Bezerra
,
30/01/2018

Ao longo da história da ciência, insetos despertam interesse dos mais diversos estudiosos. Para a entomologia, ramo da ciência que estuda esses pequenos animais, a ilustração científica sempre foi fundamental. A beleza e a riqueza de informações presentes na ilustração entomológica são o foco da exposição Insetos Ilustrados, em cartaz na Fundação Oswaldo Cruz, de 02 de fevereiro a 31 de julho.

 A exposição apresenta ao público obras raras e especiais do acervo da Biblioteca de Manguinhos pelo olhar da ilustração, buscando fomentar o conhecimento e o acesso a este material, que, geralmente, é restrito e mais procurado por um público especializado. As visitas podem ser feitas de terça a sábado, no terceiro andar do Castelo Mourisco, símbolo da Fiocruz.

As obras estão em exibição em duas salas, sendo uma delas o Salão de Leitura da Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos, reunindo diversas tipologias de acervos, incluindo impressões, livros, peças museológicas e espécimes da coleção biológica. 

Essa reunião de itens foi possível graças à parceria proposta entre o Icict, a Casa de Oswaldo Cruz (COC), Instituto Oswaldo Cruz (IOC). “A coleção entomológica esteve presente desde a ideia inicial deste projeto pois sempre foi nossa intenção expor não somente as ilustrações como também os espécimes ali representados nas gravuras dos nossos livros”, explica Maria Claudia Santiago, responsável pela seção de Obras Raras.

O visitante poderá conhecer obras datadas dos séculos XVII ao XX e editadas em diversos lugares do mundo e representando diferentes técnicas de gravuras. O material recebeu tratamento para a exposição com apoio da área de preservação bibliográfica do Icict. Para a realização, a exposição contou com a parceria do Museu da Vida (COC/Fiocruz) e a cessão de exemplares da Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A montagem é da Folguedo.

Difusão e Acesso Aberto

Insetos Ilustrados é uma iniciativa que visa promover e ampliar o acesso do público a obras raras e especiais. Além da exposição presencial, o Icict disponibiliza o acervo da Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos no site Obras Raras Fiocruz (http://obrasraras.fiocruz.br).

Um dos exemplares mais procurados é Natural History of the Insects of India, compêndio de 1842, com texto e ilustrações descritivas de insetos provenientes do território indiano. Todas as publicações disponibilizadas no site foram tratadas e digitalizadas pelo Icict e podem ser consultadas na íntegra, pela internet.

O Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC irá apresentar durante a exposição uma cartilha sobre insetos bibliófagos, aqueles que ameaçam livros e impressos.

Serviço
Exposição Insetos ilustrados
Entrada gratuita

Inauguração: 2 de fevereiro, às 14h
Temporada: 6 de fevereiro a 31 de julho
Endereço: Terceiro andar do Castelo Mourisco
Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro
Visitação: terça a sexta, das 9h às 16:30h; sábados, das 10h às 16h
Acessibilidade: Disponíveis audiodescrição, vídeos e painéis na língua brasileira de sinais, visita guiada com intérprete de Libras, mediante agendamento.
Telefone: (21) 2590-6747
Museu da Vida: http://www.museudavida.fiocruz.br/

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Cartilha ajuda a proteger livros contra destruição por insetos

Publicação do IOC será distribuída em CD-Rom ao público da exposição Insetos Ilustrados, na Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.