Fiocraft é apresentado na Expo 2020 em Dubai

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz & Agência Fiocruz de Notícias
,
11/01/2022

Imagem: Castelo Mourisco da Fiocruz no Jogo Fiocraft. Crédito: Ninja Block Studios (ninjablock.gg)

Integrando a exposição da Fiocruz na Expo 2020 Dubai, que este ano tem dentre outros temas, a tecnologia e a sustentabilidade, dois jogos digitais estiveram presentes para os visitantes da Exposição Mundial: o Fiocraft, baseado na plataforma Minecraft, e Castelo Mourisco 3D, que ainda não foi lançado no Brasil. 

No Pavilhão do Brasil, foram espalhados totens com o jogo digital Fiocraft, que permitia aos usuários “caminhar” pelo campus da Fiocruz. O projeto da exposição da Fiocruz - “Saúde para todos e Agenda 2030: reconstruindo um mundo melhor pós-Covid” - propôs discutir a tecnologia em saúde, o acesso à saúde como direito universal e a saúde na Agenda 2030 ao abordar a atuação da Fundação diante dos impactos da pandemia. Durante uma semana, os visitantes puderam ter acesso a jogos, vídeos e informações diversas sobre a Fiocruz,

Os visitantes também puderam acessar um jogo que permitia a visita virtual ao Castelo Mourisco em 3D, podendo caminhar, abrir portas, ver objetos históricos e entender a importância da Fiocruz na produção de vacinas no país desde a criação da instituição, assim como saber mais sobre a imunização no Brasil.   

Crédito: Imagens Conjunto arquitetônico (parte) da Fiocruz - Jogo Fiocraft

O Fiocraft e o Castelo Mourisco 3D contam com uma equipe que reúne representantes de quatro unidades e da Presidência da Fiocruz e também da Universidade Estácio de Sá. Os projetos são coordenados por Marcelo de Vasconcellos (CDTS) e Fabio Gouveia, da Casa de Oswaldo Cruz (COC), além de contar com a participação de Diego Bevilaqua (COC) e Fernando Alves (egresso do PPGDC/COC), Flávia Carvalho (Icict), Cynthia Dias (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e Alexandre Werner, Alex Malheiros e Thiago Santos, alunos da Universidade Estácio de Sá. 

Marcelo de Vasconcellos celebra a oportunidade: "com essa exposição, a Fundação Oswaldo Cruz pode mostrar para o mundo tudo o que tem realizado em favor da saúde no Brasil. Nós ficamos muito felizes com a inclusão do Fiocraft e do Castelo Mourisco 3D na exposição, ambos jogos digitais, o que mostra a iniciativa da Fiocruz em explorar estes novos espaços lúdicos e tecnológicos, sempre em busca de se aproximar mais da população." 

A Exposição Mundial, que ocorre a cada cinco anos, começou em 1º de outubro de 2021 e vai até 31 de março de 2022. A exposição da Fiocruz contou com a presença de Paulo Gadelha e Lisabel Klein, respectivamente, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030) e da Exposição da Fiocruz e Lisabel Klein, coordenadora-executiva.

Veja abaixo algumas imagens da Exposição.

Crédito: Imagens Exposição da Fiocruz na Expo 2020 Dubai (2022) | Fiocruz | Imagem: parte do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos no Jogo Fiocraft. Crédito: Ninja Block Studios (ninjablock.gg)

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Assuntos relacionados

Fiocruz lança sua versão virtual no game Minecraft

Projeto Fiocraft permite aos jogadores explorar o campus de Manguinhos e oferece informações sobre a pandemia de Covid-19.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS