Fiocruz Brasília promoverá evento sobre Fake News e Saúde em março/2019

por
Ascom Fiocruz Brasília
,
20/12/2018

A  Fiocruz Brasília promoverá, de 18 a 21 de março de 2019, o II Seminário Internacional e VI Seminário Nacional As relações da saúde pública com a imprensa: fake news e saúde. Pela primeira vez, o evento contará com sessão científica sobre o tema. O prazo para envio de relatos de experiências e pesquisas sobre o tema Fake News e saúde foi prorrogado até 15 de janeiro. Serão aceitos estudos e relatos de experiências sobre o tema “Fake news e saúde” na modalidade de Comunicação oral.

Estudantes, trabalhadores, pesquisadores, professores e gestores das áreas de comunicação, saúde ou áreas afins poderão submeter em algum dos seguintes eixos: Jornalismo e saúde, Publicidade e saúde, Redes sociais virtuais e saúde, Relações Públicas e saúde e Comunicação Organizacional e Saúde. A submissão é gratuita, assim como a participação no evento, que conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A comissão científica do evento é formada por membros da Fiocruz e do Ministério da Saúde, além de professores e pesquisadores de diferentes universidades do DF. Os critérios de avaliação estão disponíveis no edital, assim como o formato exigido para a submissão.

O evento vai debater e analisar como as notícias falsas podem ser prejudiciais à saúde das pessoas e afetar a execução plena da política de saúde no país. Um curso livre sobre Fake news e Saúde também integra a programação do evento, que será divulgada em breve, bem como o link para inscrição.

Esta é a segunda edição internacional do evento. Nos últimos dez anos, a Fiocruz Brasília, por meio de sua Assessoria de Comunicação, promoveu o seminário para debater temas de relevância para a saúde pública brasileira. Febre amarela, H1N1, a imagem do SUS na mídia, ebola, chikungunya, dengue, zika e o Aedes aegypti foram os temas abordados nas outras cinco edições do evento.

Confira o edital aqui

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

TV Brasil aborda "fake news" e entrevista pesquisador do Icict

Programa Caminhos da Reportagem ouviu, dentre outros, Igor Sacramento (Laces) que enfocou os efeitos das falsas notícias na Saúde

Reciis aborda fake news e construção do imaginário sobre médicos em séries televisivas

Primeira edição de 2018 enfoca o “intenso processo de produção e circulação de informações”

Febre amarela: entre fake news e pós-verdades

Pesquisador do Icict, Igor Sacramento, explica o que são fake news e seus impactos na comunicação em saúde

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS