Fiocruz doa 57 computadores para a Central Única das Favelas

por
Cristiane d'Ávila
,
19/04/2011

Foi assinado na manhã desta terça-feira (19/4) o contrato de comadato entre a Fiocruz e a Central Única das Falevas do Rio de Janeiro (Cufa), para o empréstimo gratuito de 57 computadores necessários à operacionalização do projeto "Crack-vulnerabilidades". Fruto de parceria firmada entre a Fundação e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça, o projeto, inédito no mundo, tem como objetivo estimar o número de usuários de crack, e demais drogas, no Brasil, a partir de um inquérito nacional, realizado ao longo de 2011, com recursos da Senad. Os laptops serão empregados nas comunidades indicadas pela coordenação da Cufa e utilizados na etapa de mapeamento etnográfico do projeto, em fase de execução.

O inquérito visa à descrição do pefil dos usuários de crack a partir de uma amostra complexa, coletada de 26 capitais, Distrito Federal, nove regiões metropolitanas e municípios de médio e pequeno portes, além da zona rural. "O desafio de fazermos um inquérito nacional inédito no mundo exige o trabalho em conjunto entre organizações da sociedade civil, a academia, representada pelos pesquisadores da Fiocruz, executora do projeto, e o governo", ressalta Paulina Duarte, diretora da Senad.

"A Cufa é uma ong que não pode dar coisas materiais, mas empoderamento. Lutamos para que as pessoas tenham consciência política, social, consigam abrir seus próprios caminhos. Para nós não existe cidade partida, a cidade é uma só", enfatiza Giselle de Souza, coordenadora da Cufa.

Participaram da cerimônia de assinatura do contrato o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a diretora da Senad, Paulina do Carmo Duarte, a representante da Cufa, Giselle Gomes de Souza, a chefe do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Silvia Pontes, o pesquisador do Icict responsável pela coordenação do inquérito, Francisco Inácio Bastos e o diretor do Icict, Umberto Trigueiros Lima. O encontro aconteceu no Castelo Mourisco da Fiocruz. 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS