Fiocruz recebe visita técnica de equipe de informação da Embrapa

por
André Bezerra
,
30/04/2015

Uma equipe de profissionais da área de informação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, realizou visita técnica de três dias ao Icict, durante o Seminário Intercâmbio RepositoriUM e Arca, entre os dias 28 e 30 de abril. Além de assistirem às palestras e debates sobre os repositórios institucionais da Universidade do Minho e da Fiocruz, o grupo trocou experiências em conversas com pesquisadores, dirigentes e profissionais de áreas afins.

Formada por pesquisadores e analistas da área de informação, a equipe compõe um projeto corporativo estratégico de avaliação do ambiente informacional da Embrapa, e, iniciou pela Fiocruz uma série de visitas técnicas com o objetivo de mapear diferentes iniciativas institucionais voltadas à gestão da informação. “Percebemos que, apesar de terem áreas de atuação distintas, há questões semelhantes que são vividas dentro das instituições no que diz respeito à organização da informação”, explica Patrícia Bertin, pesquisadora da Embrapa que integrou a comitiva.

Além da pesquisadora, que trabalha na sede da Embrapa, em Brasília, estiveram no Icit os pesquisadores Marcos Visoli e Ivo Pierozzi Jr, da unidade Embrapa Informação Tecnológica, localizada em Campinas (SP), Alessandra Rodrigues da Silva, bibliotecária da Embrapa em Brasília, e Cláudia Delaia, bibliotecária da Emprapa Solos, do Rio de Janeiro.

(Equipe da Embrapa conhece laboratório de digitalização do Icict. Foto: Amanda Simões - Multimeios/Fiocruz)

Dentre os assuntos que levantaram maior interesse entre o grupo estão a Política de Acesso Aberto da Fiocruz e seu repositório institucional, Arca, além da Rede de Bibliotecas Fiocruz, gestão de acervos da Biblioteca de Manguinhos e o novo grupo de pesquisa Big Data em Saúde, do Laboratório de Inforamação em Saúde – LIS.

“Essa aproximação pode render bons frutos. Há muitas iniciativas que trouxeram aprendizado para nossa equipe e também estamos abertos a compartilhar boas práticas de nossa instituição”, comentou Bertin. O objetivo do grupo é estabelecer um diagnóstico para a Embrapa implemente uma nova estrutura de gestão da informação e conhecimento em sua extensa rede de unidades espalhadas por todo o país.

Nos três dias em que estiveram na Fiocruz, além do seminário, os visitantes foram recebidos pelo Laboratório de Informação em Saúde, pela Vice-Direção de Informação e Comunicação, e também conheceram as instalações e projetos da Biblioteca de Manguinhos e visitaram a Seção de Obras Raras, no Castelo Mourisco, além do serviço de Multimeios e seu laboratório de digitalização.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Experiência de repositório da Universidade do Minho é compartilhada com a Fiocruz

Encontro aproximou equipes do RepositorioUM e ARCA, repositório institucional da Fiocruz, e discutiu acesso aberto e aspectos técnicos

Política de Acesso Aberto da Fiocruz é capa da Inova Icict 2014.2

Nesta edição, tema de capa da Inova Icict é a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz, em plena operação. São destaques também na edição reportagens sobre o acesso à banda larga no Brasil e o Canal da Cidadania.

Grupo de Pesquisa da Fiocruz adota estratégia Big Data em Saúde

Com a iniciativa, pesquisa e gestão terão ferramentas para analisar grandes volumes de dados

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS