Fiocruz sedia encontro de Jovens Investigadores em Saúde e Juventude

por
Roberta Nunes (Cooperação Social da Fiocruz) / Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
04/04/2022

Nos dias 24 e 25 de março, a Agenda Jovem Fiocruz promoveu o encontro “Jovens Pesquisadores em Juventude e Saúde” entre 18 jovens de nove estados do Brasil e seus mentores. A atividade é parte do projeto Jovens Investigadores em Saúde e Juventude. 

O Icict estava lá, participando por meio da presença da pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), Márcia Lisboa, que desenvolve e coordena o projeto de construção coletiva do canal jovem do portal Fiocruz, que foi uma das mentoras do projeto. 

No encontro, jovens de realidades territoriais distintas vindos do Amapá, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Maranhão, foram abordados diversos temas: da pobreza e dignidade menstrual às condições de saúde da juventude em ambiente de conflito territorial quilombola; da saúde mental de jovens universitários à segurança alimentar nas experiências de cozinhas populares, entre outros. O projeto tem a duração de 10 meses e terá como produto final um documentário, além de produções de cada dupla – formada por um jovem investigador e seu mentor - que serão definidas ao longo do processo, como artigos científicos e podcasts. Os encontros presenciais foram pensados e realizados pela Agenda Jovem Fiocruz a fim de promover uma apresentação dos projetos e o encontro deles com seus mentores.

Para Márcia Lisboa, o evento “foi uma excelente oportunidade para conhecermos as propostas e as trajetórias desses jovens”. Ela será mentora do projeto "Entre rimas, batidas e melodias: diálogos sobre o cuidado em saúde mental da juventude periférica e o movimento hip-hop", de Caroline Anice Santos, psicóloga, formada pela Universidade Federal da Bahia, e com atuação no Levante Popular da Juventude. “Já tínhamos feito uma reunião remota, mas o encontro permitiu maior interação com ela e com os demais. Minha expectativa é a melhor possível. Acho que a pesquisa pode contribuir para a compreensão dos processos comunicacionais sobre o cuidado com a saúde mental e permitir uma escuta qualificada de jovens moradores de periferias”.

A pesquisadora do Laces integra o grupo da Agenda Jovem Fiocruz desde a sua formação e já na primeira edição do Encontro (2019-2020), Márcia também foi mentora de um jovem pesquisador, Douglas Maia Colarés, e juntos produziram o artigo “A ficção como fórum: reflexões sobre periferias e saúde por jovens audiências de ‘Malhação’”, publicado na revista Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación - Alaic. “Tivemos trocas muito boas, mesmo com todas as dificuldades em função do início da pandemia da covid-19”, afirmou a pesquisadora.

Jovens Investigadores em Juventude e Saúde

Agora na sua 2ª edição, o projeto busca estimular e valorizar o conhecimento dos jovens com os jovens, sobre os jovens e para os jovens, de modo a fortalecer suas capacidades de reflexão e ação de maneira criativa. As propostas indagam o campo da saúde, por meio de uma pesquisa empírica. “Os projetos dos jovens evidenciam as principais demandas das Juventudes para o campo da saúde”, pontua Luciane Ferrareto, também coordenadora da Agenda Jovem Fiocruz. 

A primeira edição do projeto em 2019 contou com 10 jovens investigadores da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados podem ser vistos em: Jovens Investigadores: um olhar geracional sobre a saúde - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): Ciência e tecnologia em saúde para a população brasileira.

Agenda Jovem

A Agenda Jovem Fiocruz é uma plataforma colaborativa voltada para as juventudes brasileiras que articula temas do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Política Nacional da Juventude. Desenvolve iniciativas nas áreas de pesquisa; educação, informação e comunicação; serviços em saúde e ações territorializadas. Vinculado à Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o suporte institucional da Coordenação de Cooperação Social, a Agenda Jovem conta com grupos de trabalho que reúnem representantes de Unidades Técnico - Científicas da Fundação, desenvolvendo diferentes ações dirigidas à juventude.  

Saiba mais sobre o encontro, clicando aqui

 

Crédito da imagem: Caroline Anice Santos e Márcia Lisboa (dir.) | Agenda Fiocruz Jovem | 2º Encontro “Jovens Pesquisadores em Juventude e Saúde” 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS