Fiocruz, UFRJ e organizações comunitárias promovem encontro de 27 a 29 de março

por
Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)
,
25/02/2019

O mote Ciência e tecnologia para redução das desigualdades, que organizou as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2018, continua instigando novas parcerias e desdobramentos. A Fiocruz, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR5/UFRJ) e organizações de base sociocomunitária atuantes nas favelas de Manguinhos e da Maré propõem conjuntamente o Encontro Favela-Universidade: caminhos, encontros, interseções, que ocorrerá do dia 27 a 29 de março, na Cidade Universitária da UFRJ, no Rio de Janeiro.

Ao longo dos três dias, serão apresentadas experiências de extensão realizadas pela universidade, projetos em cooperação social desenvolvidos pela Fundação, e iniciativas dos dois territórios em diferentes formatos: comunicação oral, rodas de conversas, oficinas, entre outros. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia primeiro de março.

A agenda comum entre as instituições e os territórios têm como proposta o fortalecimento do campo da ciência cidadã, a circulação de saberes e opera com o horizonte de construção compartilhada do conhecimento entre diferentes atores sociais. No âmbito da parceria, já foram realizados dois encontros intitulados Universitárixs faveladxs: Quais caminhos levam a universidade para a favela e a favela para universidade?. A última roda de conversa ocorreu no sábado (23), no Espaço Casa Viva, em Manguinhos.

Na Fiocruz, a articulação é coordenada pela Cooperação Social da Presidência e pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e conta com apoio dos setores de Cooperação Social de Instituto Oswaldo Cruz (IOC), de Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos (Somar), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict), e representações da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), todas elas unidades da Fundação.

Clique na imagem abaixo para se inscrever.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS