Gestão de Bibliotecas de Saúde: curso integrou alunos surdos

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
14/06/2023

Biblioteca de Manguinhos | Foto: Leonardo Oliveira (CTIC/Icict/Fiocruz) | Fiocruz Imagens

A coordenação da Biblioteca de Manguinhos, com o apoio da Vice-Direção de Ensino do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), ofereceu o primeiro curso de qualificação na área - Gestão de Bibliotecas de Saúde - visando atualizar os profissionais sobre tópicos como busca em base de dados, processos de catalogação de documentos e a ampliação do escopo de divulgação dos serviços oferecidos pelas bibliotecas. Além de ser o primeiro curso de qualificação no tema voltado exclusivamente para o pessoal que trabalha em bibliotecas de saúde, a iniciativa trouxe outra novidade: incorporou trabalhadores surdos integrando-os à turma por meio de intérpretes de Libras. 

Vinte alunos se inscreveram na primeira turma, sendo três deles, surdos. Segundo Tarcila Peruzzo, coordenadora do curso, “o curso era aberto a todos os públicos – interno e externo - e a possibilidade de termos intérprete de Libras facilitou a inclusão dos trabalhadores surdos”. 

A integração foi natural entre os alunos da turma, porque muitos deles já trabalham com alunos surdos. Aldair Diniz, da Biblioteca de Saúde Pública da Fiocruz, e aluno do curso, destacou a importância da iniciativa: “é uma forma também de fazer com que eles se sintam integrados ao ambiente e possam se qualificar para atender ao público”. 

Inclusão e acessibilidade

A diferença da inclusão com acessibilidade se fez notar a partir dos trabalhos que foram desenvolvidos para a conclusão do curso. Dentre os trabalhos apresentados, Tarcila Peruzzo destacou dois que apresentavam uma visita guiada feita pelos surdos para pessoas surdas. Envolvendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ‘Proposta de visita guiada à comunidade surda na Biblioteca de Manguinhos’, de Alessandra Teixeira, Gabriel da Costa e Iara Amorim, teve como objetivo “propor a criação de um serviço especializado de visita guiada à comunidade surda na Biblioteca de Manguinhos”. 

Os alunos surdos Roger Cruz, Ludmila Tavares dos Santos e Márcio Alves Reis propuseram um trabalho visual – um vídeo intitulado “Visita guiada à Biblioteca de Manguinhos em Libras”. Segundo a coordenadora do curso, “eles fizeram toda a visita guiada e filmaram a visita. O resultado ficou muito bom e vamos aproveitar esse conteúdo para divulgar no Instagram da Biblioteca de Manguinhos em breve”. O material está passando por uma edição e receberá legendas para o público em geral poder ler. 

Sobre a possibilidade de o Icict futuramente utilizar especialmente em cursos de curta duração, intérprete de Libras, Tarcila destaca que essa é a intenção: “a Biblioteca de Manguinhos em si não tem um intérprete próprio, então, é sempre uma parceria”, explica ela, “mas, acredito que os próximos também consigamos incluir o intérprete de Libras e assim incluir mais outros trabalhadores surdos das bibliotecas da Fiocruz e outras instituições”. 

Inclusão de trabalhadores surdos

Vale lembrar que a Biblioteca de Manguinhos há mais de 30 anos tem em seus quadros trabalhadores surdos. Nos anos 1990, foi firmado um convênio com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FNEIS), que trouxe de seis a oito trabalhadores com deficiência auditiva para trabalhar na biblioteca. Outras instituições vieram e só reforçaram o vínculo da Biblioteca de Manguinhos e do Icict com os trabalhadores surdos, que ocupam postos variados em diversos setores. Atualmente, em sua força de trabalho, o Icict conta com 12 trabalhadores surdos, sendo três na Biblioteca.

Sobre a Qualificação

O curso de Gestão de Bibliotecas de Saúde, que começou no dia 11 de abril e terminou no dia 28 do mesmo mês, foi dividido em módulos – cinco – que compreenderam os temas principais de funcionamento de uma biblioteca de saúde: Bases de dados, Obras raras e especiais, Processamento técnico, Modernização de Bibliotecas e Gestão de Bibliotecas – distribuídos em 60 horas de aula presencial.

 

Créditos das imagens

Fotos - Acervo Pessoal de Tarcila Peruzzo, Adriana Calheiros e Fátima Duarte (Biblioteca de Manguinhos) | Montagem: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz)
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Curso de qualificação de Gestão de Bibliotecas de Saúde é lançado

Ensino do Icict oferece 20 vagas para qualificação que tem carga horária de 60 horas. Inscrições de 1º de fevereiro a 14 de março

Gestão de Bibliotecas de Saúde

Subsidia a qualificação profissional na área de gestão de bibliotecas de saúde.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS