Histórias sobre ciências e cientistas na tela são tema de debate no dia 26 de julho

por
VideoSaúde (Divulgação)
,
21/07/2022

Pesquisar temas, produzir, roteirizar, montar e distribuir filmes sobre ciências constitui um desafio para comunicadores e profissionais do audiovisual? Há público interessado para conteúdos deste tipo? Por que, em vários países, filmes que abordam o lugar social e a trajetória de cientistas despertam tanto interesse e são exibidos em horário nobre? Há explicação para séries como “The Big Bang Theory”, que falam sobre o encaixe de cientistas no mundo, terem alcançado tamanho sucesso mundial? Quais as possibilidades narrativas dos documentários que tratam do campo científico? 

Estas são algumas das questões que movimentarão a próxima sessão de debate do Núcleo de Estudos Audiovisual em Saúde (Neavs-Icict/Fiocruz), na próxima terça-feira, 26 de julho, a partir das 15 horas, em transmissão on line pelo You Tube e Facebook da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM/RJ), numa parceria com a VideoSaúde da Fiocruz.

Quatro documentaristas e uma especialista em redes sociais da revista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) conversarão sobre os desafios que profissionais que se dedicam à produção de conteúdos audiovisuais têm se deparado nos anos recentes no ofício de pensar e produzir narrativas a respeito do campo científico. O debate fecha a exibição de filmes sobre a temática que estiveram disponíveis durante o mês de julho no canal Vimeo da Cinemateca do MAM, programação completa no link https://www.icict.fiocruz.br/content/ciencia-na-tela-narrativas-e-desafi...

Vamos conversar com estes realizadores audiovisuais sobre seus processos de pesquisa, desenvolvimento de roteiro, temas e personagens, sobre dispositivos narrativos escolhidos e não escolhidos. A respeito do processo de montagem de filmes sobre assuntos científicos e como enxergam as possibilidades e potencialidades de alcance de público, entre outros assuntos”, conta Wagner de Oliveira, coordenador do Neavs. “E, claro, abrir espaço para o público colocar questões e perguntas para os debatedores convidados. O audiovisual passa por um momento de grande efervescência e queremos contribuir com um bate-papo sobre a importância do campo científico nesta maior aproximação com a sociedade ”, completa.   

Programação Geral

Debate Neavs/VideoSaúde
“Ciência na tela:  narrativas e desafios para contadores de histórias – Mostra VideoSaúde/Fiocruz e Cinemateca do MAM”
Debate promovido pelo Núcleo de Estudos Audiovisual em Saúde (Neavs/VideoSaude/Icict/Fiocruz) e pela Cinemateca do MAM/RJ

Dia: 26/07 - 3ª feira | Horário: 15 horas

Transmissão YouTube e Facebook do MAM Rio:

Youtube: https://www.youtube.com/c/MAMRio/  |  Facebook: https://web.facebook.com/museudeartemodernarj

Apresentação
José Quental, Coordenador da Cinemateca do MAM/RJ 

Debatedores
- Stella Oswaldo Cruz Penido e Eduardo Thielen, diretores de Saúde, Velho Chico!;
- Maria Guimarães, editora do site e coordenadora de mídias sociais da revista Pesquisa Fapesp;
- Marina Saraiva, co-diretora de Rey, Ciência em defesa da vida;
- Tiago Carvalho, diretor de O índio cor de rosa contra a fera invisível – a peleja de Noel Nutels

Mediação
Wagner de Oliveira, coordenador Neavs e co-diretor de Rey, Ciência em defesa da vida

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS