Homenagem a Lobato Paraense

O Icict prestou homenagem ao pesquisador Wladimir Lobato Paraense, falecido em fevereiro de 2012, ao dar à Sala de Periódicos Correntes, da Biblioteca de Ciências Biomédicas, o seu nome. A placa foi descerrada, em setembro de 2012, por Lygia dos Reis Corrêa, viúva do pesquisador, considerado um dos mais importantes especialistas em moluscos do mundo.

Prestigiaram a cerimônia o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação, Nísia Trindade Lima, o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, a diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Tânia Araújo Jorge, e o chefe da Biblioteca, Paulo Garrido, além de funcionários e amigos do pesquisador. O espaço agora se chama Sala de Periódicos Lobato Paraense.

Responsável pela identificação dos caramujos vetores da esquistossomose, o pesquisador Wladimir Lobato Paraense, falecido em fevereiro de 2012, ingressou como pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz ainda na década de 1940 e dedicou décadas de trabalho ao Instituto. A Casa Amarela, edificação situada no campus onde Lobato morou boa parte de sua vida, também ganhou seu nome em uma homenagem da presidência da Fiocruz.

Galeria de fotos

Paulo Gadelha (esq), Umberto Trigueiros (dir) e no centro Lygia Corrêa
Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha e Lygia Corrêa
Descerramento da placa
Reinauguração da Sala de Periódicos Correntes Wladimir Lobato Paraense
Exposição na Sala de Periódicos Correntes
Lygia Corrêa é presenteada durante homenagem
Autoridades da Fiocruz e Lygia Corrêa

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS