Icict e COC recebem a Medalha Rui Barbosa 2023

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
13/11/2023


Rodrigo Murtinho e Marcos Pinheiro: Icict e COC com a Medalha Rui Barbosa 2023 | Foto: Vanor Correia (Multimeios/Icict)

Reconhecido como uma das instituições que atua na defesa da cultura e da democracia no país, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) recebeu a Medalha Rui Barbosa 2023. Realizada no dia 10/11, no Rio de Janeiro, a solenidade de outorga das medalhas foi promovida pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Além do Instituto, a Fiocruz foi representada pela Casa de Oswaldo Cruz (COC). Rodrigo Murtinho e Marcos José de Araújo Pinheiro, diretores de ambas as unidades, participaram da cerimônia e receberam as medalhas.    

A solenidade marcou o encerramento da Semana Nacional da Cultura e das homenagens ao centenário da morte de Rui Barbosa. A honraria é conferida pela Fundação Casa de Rui Barbosa desde 1949, em reconhecimento aos servidores, prestadores de serviço, membros da sociedade civil e organizações com relevante contribuição para a cultura brasileira. Em 2023, além de instituições como o Icict e a COC, diversos profissionais da Casa, lideranças e personalidades foram agraciados com a medalha. A escritora Conceição Evaristo, a advogada indígena Fernanda Kaingáng, o cineasta Silvio Tendler e a ministra Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) foram alguns dos homenageados.

▶️ Assista à solenidade na íntegra:

Ao abrir a cerimônia, Alexandre Santini, presidente da Casa de Rui Barbosa, ressaltou o processo de reconstrução da área cultural do país e a importância da retomada de parcerias, inclusive com algumas das organizações agraciadas. "São instituições com as quais a Casa historicamente tem parcerias e está retomando ou com as quais, ao longo deste ano, conseguimos estabelecer novos vínculos e temos muitos projetos para o futuro. Então, o critério das medalhas também teve esse carater estratégico: primeiro, aqueles que estiveram conosco e seguraram a barra em um momento mais difícil. E também aqueles com os quais a gente construiu [parcerias] este ano e continuará construindo para o próximo ano", afirmou Santini.

Projeto de Preservação Digital de Acervos Arquivísticos

E é exatamente da ideia de parceria que nasceu o projeto Preservação Digital de Acervos Arquivísticos da Fundação Casa de Rui Barbosa e da Fundação Oswaldo Cruz. Chamada de PRÓ-DIGIO, a iniciativa tem como objetivo desenvolver e aplicar estratégias de preservação digital de acervos arquivísticos permanentes sob a guarda das duas instituições. No caso da Fiocruz, os acervos contemplam especificamente as unidades Icict/Fiocruz e COC/Fiocruz. 


Medalha Rui Barbosa 2023: Icict foi uma das instituições homenageadas | Foto: Vanor Correia (Multimeios/Icict)

Segundo Eliane Pontes, coordenadora adjunta da VideoSaúde Distribuidora (que lidera o projeto no âmbito do Icict), o projeto "une nossas instituições em benefício do desenvolvimento das ações da preservação digital". O PRÓ-DIGIO oferece ainda oportunidades de aquisição de equipamentos para instituir uma estação de digitalização de vídeos, além de acelerar a evolução das atividades de preservação do patrimônio científico e cultural institucional. Ela enfatiza que a medalha veio para coroar a importância da parceria.

VideoSaúde: trabalho de excelência na preservação audiovisual

Entre os objetivos do projeto está também a capacitação de profissionais de ambas as instituições como multiplicadores dos processos de preservação digital de acervos arquivísticos; a ampliação do conhecimento e da troca de experiências na preservação digital de acervos arquivísticos; a incrementação da inovação tecnológica em ambas as instituições por meio da preservação digital, além da ampliação de conhecimento e de capacitação de profissionais das duas instituições como multiplicadores dos processos de preservação digital de acervos arquivísticos.

Rodrigo Murtinho, diretor do Icict, pontuou a importância do trabalho desenvolvido pela VideoSaúde no projeto. "Foi uma alegria imensa receber essa medalha, principalmente no ano da retomada das políticas públicas nas diferentes áreas, entre elas a cultura. Essa homenagem é fruto do reconhecimento de uma parceria importante que estamos desenvolvendo, com a Casa de Rui Barbosa e a Casa de Oswaldo Cruz, para preservação de acervos fundamentais da nossa cultura. O trabalho de excelência que a VideoSaúde está desenvolvendo na área da preservação audiovisual é motivo de orgulho para todos nós", ressaltou.

Além de Murtinho e Eliane Pontes, a coordenadora da VideoSaúde, Daniela Muzi, também participou da cerimônia. Da Casa de Oswaldo Cruz, além do diretor Marcos Pinheiro, estiveram presentes os vice-diretores Magali Romero Sá (Pesquisa e Educação) e Diego Bevilaqua (Patrimônio Cultural e Divulgação Científica). 

▶️ Acesse a plataforma da VideoSaúde


Eiiane Pontes e Daniela Muzi representaram a VideoSaúde | Foto: Vanor Correia (Multimeios/Icict)

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS