Icict ganha novos vídeos institucionais, apresentando panorama de sua atuação

por
Assessoria de Comunicação do Icict
,
15/07/2021

O que faz o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde, o Icict? Quais produtos, atividades e pesquisas desenvolve para a sociedade brasileira? A busca por responder essas perguntas guiou a produção dos novos vídeos institucionais do instituto, que estão disponíveis online para qualquer internauta. 

O Icict, que completou 35 anos em abril, é a unidade da Fiocruz que atua na interseção entre o campo da comunicação, o da informação e o da saúde pública. “Mas como explicar o que fazemos, na prática?”, enfatiza Daniela Muzi, jornalista da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, responsável pelo roteiro e pela direção. “Os vídeos nasceram como uma forma de responder essa pergunta, que tem sido um desafio para todos nós. Ou seja: da enorme vontade de comunicar para a sociedade aquilo que fazemos em nosso dia a dia. Além disso, foram uma forma de prestar homenagem às trabalhadoras e trabalhadores da casa, que tanto produziram num ano tão difícil como o último, devido à pandemia.”

Há duas versões. Uma de 32 minutos, que usa o recorte da pandemia para mostrar as atividades do instituto. E uma mais curta, de apenas 10 minutos, que faz um panorama breve de sua atuação. Entrevistas com profissionais de diferentes áreas mostram como é o trabalho de um polo de conhecimento como o Icict, seus desafios, conquistas e objetivos.

Diversidade

“Os vídeos revelam a nossa história. Revelam a nossa diversidade e capacidade de atuação e inovação nos campos da comunicação e informação em saúde, que têm ganhado ainda mais centralidade na área da saúde pública, como prova a pandemia de covid-19”, destaca Tania Santos, vice-diretora de Comunicação do instituto. 

Ela explica que o Icict faz a ligação desses três campos, com uma atuação muito abrangente. É responsável, por exemplo, pela coordenação da rede de bibliotecas Fiocruz. Mas também realiza grandes levantamentos de abrangência nacional, como a Convid, pesquisa que mapeou como o coronavírus afetou o comportamento e os hábitos dos brasileiros. Cria produtos digitais e soluções tecnológicas, como o Portal Fiocruz, mas também lida com big data e dados em saúde, como mostra o painel Monitora Covid-19. Oferece cursos de pós-graduação e de qualificação profissional, tem o maior acervo audiovisual em saúde da América Latina e mantém pesquisas que investigam como temas da saúde são tratados pela mídia. “Ou seja, é um desafio e tanto descrever essa diversidade para a sociedade em geral. Nosso esforço, com esses novos vídeos, foi tornar o Icict legível para todos”, completa a vice-diretora.

Além da direção e do roteiro de Daniela Muzi, os vídeos tiveram direção de fotografia de Paula Lara e edição de Gislaine Lima, da VideoSaúde, e apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom). Seu lançamento oficial ocorreu durante a cerimônia de posse da nova Direção da unidade, em junho. Agora, a equipe está trabalhando para lançar os vídeos com recursos de acessibilidade. 

Veja o vídeo de 10 minutos.
Veja o vídeo de 32 minutos.

Foto: O cinegrafista Paulo Lara grava a cientista Kizi Araújo (Daniela Muzi/Icict/Fiocruz)
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS