">
Representantes do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) estiveram presentes no 1º Encontro Internacional de Saúde Digital (EISD), realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro, na Fiocruz Ceará. Organizado pelo grupo de pesquisa Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes de Saúde – LARIISA Saúde Digital, o evento promoveu uma discussão crítica sobre o papel da saúde digital no Sistema Único de Saúde (SUS) e no ecossistema de saúde internacional. Além disso, o encontro também mapeou produções científicas e compartilhou experiências inovadoras de serviços de saúde e empreendedorismo e integrou diversas áreas de pesquisa para a construção de redes de inovação em saúde digital.
No primeiro dia de evento, a vice-diretora de Pesquisa do Icict, Mônica Magalhães, coordenou a conferência “A Pesquisa e os desafios da Saúde Digital”, com palestra da professora Claudia Pernencar, da Escola Politécnica de Leiria (Portugal).
A vice-diretora Mônica Magalhães media a conferência “A Pesquisa e os desafios da Saúde Digital”
A pesquisadora Renata Gracie, uma das coordenadoras do Observatório de Clima e Saúde do Icict, falou sobre “Painéis de vigilância na pandemia de Covid-19” dentro na mesa redonda "Saude Digital nas Periferias e em Áreas Remotas". Realizada no dia 6 de dezembro, último dia de evento, a mesa também reuniu os palestrantes: Diego Barros (CCBJ), que apresentou "A experiência do curso de longa duração em Cultura Digital", Roberto Todor (IOC/Fiocruz-CE), com o trabalho "Prodígias jogos digitais em saúde" e Emílio Pacheco (SESA-CE), que falou sobre "Telessaúde em áreas remotas". Eles dialogaram sobre avanços e desafios de ferramentas produzidas pelas intervenções em saúde digital para facilitar o acesso da população a ações e serviços de saúde que residem em periferias e áreas remotas do Brasil.
Outros temas debatidos foram a Política Nacional de Saúde Digital, Educação em Saúde Digital, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Digital, Inovação e Empreendedorismo em Saúde Digital, e Saúde Digital na Rede Hospitalar.
A realização do 1º Encontro Internacional de Saúde Digital está alinhada aos objetivos da Estratégia Global de Saúde Digital 2020-2025 da OMS e às prioridades da Política Nacional de Saúde Digital do Sistema Único de Saúde, cuja implementação é coordenada de forma tripartite pela Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIG), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
A pesquisadora Renata Gracie fala sobre "Painéis de vigilância na pandemia de Covid-19” no último dia do
evento | Fotos: Iratuã Freitas
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar