Icict realizará oficina sobre Letramento em Saúde para trabalhadores da Fiocruz

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
26/09/2022

A Seção de Comunicação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Icict promove, na primeira semana de outubro, uma oficina sobre letramento em saúde, voltada a trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz. A atividade será realizada de forma síncrona, por meio de plataforma online. Além de apresentar o que é o letramento em saúde (saiba mais abaixo), o objetivo desta oficina é abordar a questão da linguagem simples na promoção da saúde. A oficina pode ser realizada por profissionais de saúde, gestores, comunicadores, em especial de áreas de atuação que envolvam contato com o público.

Para participar, basta realizar o cadastro pelo link abaixo e informar dados profissionais, a unidade da Fiocruz em que atua e uma breve resposta sobre porque tem interesse em participar desta qualificação. A oficina será realizada em duas sessões pela manhã, das 9h às 11h, nos dias 5 e 6 de outubro. Informações e dúvidas podem ser solicitadas por e-mail para Valéria Machado, responsável por esta atividade junto ao CTIC/Icict. Contato: valeria.machado@icict.fiocruz.br.

Oficina sobre Letramento em Saúde 

Resumo
A saúde é um direito humano. Segundo o Art. 25 da Declaração de Direitos Humanos, todos os seres humanos têm direito a um padrão de vida capaz de lhes assegurar a saúde e o bem estar para si mesmos e suas famílias. Mas como garantir esse direito fundamental em um país com tantos desafios socioeconômicos e educacionais como o Brasil? 

Esta oficina visa ampliar o debate sobre a importância do Letramento em Saúde (LS) na promoção da boa saúde, do autocuidado, da adesão ao tratamento e da prevenção de doenças. Para tanto, buscaremos situar o que vem sendo apresentado sobre LS no mundo e de que forma esses conceitos podem nos ajudar a construir as bases do LS no País. Ainda, apresentaremos estratégias e técnicas de promoção do LS (Teach Back e Linguagem Simples) como forma de garantir uma comunicação mais efetiva entre as instituições que promovem a saúde e os profissionais de saúde e a população em geral, pacientes, familiares e cuidadores.   

Público-alvo: trabalhadores da Fiocruz 
Quando: 5 e 6 de outubro de 2022, das 9h às 11h 
Onde: Remoto (o link será enviado posteriormente para os inscritos) 
Inscrição: bit.ly/Oficina-Letramento-Saude

Sobre a facilitadora:  
Liana Paraguassu - Linguista pesquisadora das áreas de Comunicação Acessível em Saúde e Letramento em Saúde. Doutoranda e mestre na área de Estudos da Linguagem pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2019, foi uma das vencedoras do prêmio LARA (Latin America Research Awards), promovido pela empresa Google, com a proposta MedSimples, ferramenta de auxílio à simplificação de textos sobre temas de Saúde. Atualmente, atua como consultora de Linguagem Simples da seção de Perguntas e Respostas do Portal Fiocruz e da RIRC. 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Papel da linguagem simples na comunicação pública é tema de Centro de Estudos, na sexta (20)

O uso do conceito de ‘plain language’ na divulgação da saúde e da ciência vai ser debatido a partir das 14h, em encontro online

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS