Impactos ambientais globais sobre a saúde

Laboratório de Informação em Saúde (LIS)
Ano de Formação: 
2004
Líderes: 
Christovam Barcellos
Sandra Hacon

Linhas de Pesquisa:

A crescente degradação das condições ambientais tem alcançado níveis globais de impacto. A contaminação por substâncias químicas, a construção de grandes obras de engenharia e o aumento da demanda por energia e alimentos têm alterado o clima e a qualidade da água, solo e ar indispensáveis para a vida humana. As repercussões dessas mudanças sobre a saúde são ainda desconhecidas. Ao longo desse século projeta-se um aumento da ocorrência de doenças transmitidas por vetores, a mortalidade por ondas de calor, a exposição a poluentes dispersos por toda a Terra. O principal objetivo desse grupo de pesquisa é avaliar as alterações das condições de exposição da população a estas mudanças ambientais e climáticas sobre a saúde. Para isso, são construídos indicadores que podem apontar precocemente as mudanças dos padrões de exposição e o aumento da carga de morbimortalidade de grupos sociais vulneráveis.

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS