">
Iniciar um processo de construção coletiva de estratégias de desenvolvimento da área de Informação Clínica em seu Portal foi o objetivo da ‘1ª Oficina de Informação Clínica do Centro Colaborador ProQualis’, realizada em 20/08, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Além da elaboração de estratégias, o encontro também discutiu os caminhos e desafios para a consolidação do projeto. A oficina contou com a participação de especialistas renomados, professores de instituições de pesquisa e ensino da esfera federal e articuladores de redes em seus campos de conhecimento. Criado em 2009, o ProQualis tem o objetivo a difundir informações e tecnologias para os serviços e profissionais de saúde, servindo de apoio para as temáticas da qualidade do cuidado de saúde, por meio de uma rede colaborativa.
Durante o encontro, a coordenadora de extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma das responsáveis pela área de Informação Clínica no ProQualis, Diana Maul de Carvalho, fez questão de falar sobre o interesse da UFRJ nesta nova parceria com a Fiocruz e também sobre o futuro do projeto. “Neste momento, há um grande investimento do CCS para a integração entre os chamados ‘projetos de extensão’, as atividades de pesquisa e ensino, e também para a área de inovação tecnológica. Esperamos que este projeto dê bastante resultado e, conseqüentemente, influencie na formação e desempenho na pós-graduação dos nossos profissionais de saúde”, explica.
O sub-portal de ‘Informação Clínica’, que é uma das áreas de interesse do ProQualis, subsidia a prática clínica com diretrizes e literatura técnico-científica atualizada e relevante para os profissionais de saúde. Com esta dinâmica, a informação é selecionada por uma rede nacional de especialistas que atuam nas seguintes áreas: asfixia neonatal, asma brônquica, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. Para pesquisadora do Icict e coordenadora geral do ProQualis, Cláudia Travassos, o projeto é, fundamentalmente, um espaço de gestão do conhecimento, um local de seleção do conhecimento válido e relevante. “O que pedimos para os nossos parceiros é selecionar o que há de mais relevante para o público no qual esse conhecimento se dirige”, completa.
Na oficina, o coordenador adjunto do projeto e também pesquisador do Icict, José Carvalho de Noronha, apresentou brevemente o ProQualis e falou sobre outras iniciativas semelhantes no mundo, como nos Estados Unidos e Canadá. Para Noronha, a intenção é que daqui a quatro ou cinco anos seja construída uma massa crítica e que haja volume suficiente para que essa iniciativa se desenvolva. “O ProQualis se expressa e se articula através do Portal apoiando-se em redes de conhecimento, utilizando o potencial de interação e difusão da Internet para a disseminação das informações”, observa.
Já o vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ e também coordenador da área de Informação Clínica do ProQualis, Afrânio Kristski, revelou que, para os próximos anos, é preciso definir uma dinâmica na coordenação do projeto. “A proposta é que para sentirmos esse co-participante de fato, a coordenação dessa rede colaborativa deve ser trocada de três em três anos”, conclui.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar