">
No mês em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano – 19 de maio, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano. Com o tema “Doe leite materno e receba a gratidão de uma vida”, o objetivo é intensificar o aumento de mães doadoras e abastecer os estoques dos Bancos de Leite Humano em todo Brasil. Neste mesmo dia, o Fórum rBLH-Brasil realizará, das 13h às 16h30, o seminário "Dia Mundial de doação de Leite Humano: uma inovação em defesa da vida", na plataforma da Rede Rute, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da rBLH, no link: https://www.youtube.com/c/RedeBancosdeLeiteHumano
O Brasil é referência internacional em doação de Leite Humano utilizado principalmente para alimentar bebês prematuros e de baixo peso internados em leitos neonatais. Com 225 bancos de leite presentes em todos os estados brasileiros e 217 postos de coleta. Entanto, o quantitativo segundo o Ministério da Saúde representa apenas 55% da factual necessidade por leite humano no país.
Em 2021 dados mostram que houve um aumento de 7% no volume de doações em comparação com 2020, no entanto, o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, ressaltou os objetivos da campanha “Nos últimos 20 anos, foram mais de 3,2 milhões de litros de leito coletados. A campanha busca sensibilizar todas as mães doadoras do Brasil a realizar esse ato de bondade. A doação é um ato individual, mas sem dúvida nenhuma, traz um benefício para todos”, destacou.
A meta para 2022 é ampliar em 5% a oferta de leite materno a recém-nascidos internados nas unidades neonatais do País.
A coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Janini Ginani, explica os benefícios do leite materno para os recém-nascidos, especialmente os que nascem prematuros e que estão em risco. “Os bebês amamentados com leite materno têm mais chances de uma rápida recuperação, o que também representa uma economia para o Sistema Único de Saúde (SUS), pois o Leite Humano possui elementos essenciais para imunidade do recém nascido que possibilita um menor uso de antibióticos. Concluiu lembrando que “Reforçamos anualmente nas campanhas de arrecadação de leite que qualquer quantidade importa de leite materno doado”.
A campanha de 2022 acontece do dia 19 de maio, Dia Mundial da Doação de Leite Humano até o dia 16 de junho em rádio, redes sociais, televisão entre outros.
Assista o vídeo na íntegra da campanha de 2022, clicando aqui e compartilhe do Ministério da Saúde.
Acesse também a agenda de eventos de Maio 2022 da Rede de Bancos de Leite Humano, clicando aqui
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar