">
O pesquisador e professor da Universidad Nacional Autonoma de Mexico (UNAM), Miguel Réndon Rojas, está muito feliz em participar do XIII Enancib. Ele trabalha na área de Ciência da Informação e conheceu o Enancib em 2008, quando veio dar uma conferência. Nesse ano, ele decidiu submeter um trabalho - "O objeto de estudo da Biliotecologia/Documentação/Ciência da Informação: construído, complexo, polivalente e transdisciplinar", que foi aprovado para o GT 1 - Estudos Históricos e Epistemiológicos da Ciência da Informação, um dos mais concorridos GTs do Encontro.
No intervalo, após sua apresentação no GT 1 nessa manhã de terça-feira, Miguel conversou com a equipe da Assessoria de Comunicação do Icict sobre o evento. Para ele, "a riqueza desse tipo de Encontro está no intercâmbio de ideias entre colegas, a comunicação direta com aqueles que trabalham no tem - é bom conhecer o que está fazendo, é possível fazer parcerias e até corrigir rumos de projetos que estamos realizando."
O pesquisador mexicano disse que está assistindo a todas as apresentações do GT 1. Mas, destacou os trabalhos dessa manhã, como os mais instigantes: "Eu gostei muito do que vi hoje pela manhã. Aqui existe essa inquietude de se questionar s bases e fundamentos da Ciência da Informação, e como resultado, há trabalhos incríveis."
Misturado a todos os participantes do Enancib, o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, é mais um no grupo que assiste atentamente as apresentações do GT 11 - Informação e Saúde. Em um bate-papo na área dos computadores do mezanino, ele falou sobre o Encontro e o que está representando o Enancib para o Icict.
"Conversei com os organizadores e eles estão contentes, pois é a primeira vez que o Enancib é feito fora de um espaço universitário e o evento está muito dinâmico. Tivemos um número grande de trabalhos e um aumento considerável dos participantes. Pelo que dizem as pessoas, este Encontro é um marco para a Ancib", comenta orgulhoso Trigueiros.
Para o diretor do Icict, a criação do GT 11 em 2011 é uma referência: "É um legado material incalculável, que poderá produzir seminários em nome da Ancib e fazer uma ponte com o nosso programa de Pós-Graduação, o PPGICS", afirma. Umberto Trigueiros ainda ressalta que "para o Icict foi um desafio e uma vitória realizar esse Encontro. Tivemos muito apoio da presidência da Fiocruz e isso foi muito importante".
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar