'Memórias': Célia Landmann Szwarcwald vai abordar sua trajetória científica no Centro de Estudos desta sexta (1º/10)

por
Assessoria de Comunicação do Icict
,
27/09/2021

Pesquisadora da Fiocruz desde 1977, Célia Landmann Szwarcwald está entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo segundo o ranking do Journal Plos Biology  – que inclui apenas 600 brasileiros. A trajetória da cientista será tema da próxima sessão extraordinária do Centro de Estudos Icict, que acontece nesta sexta (1º/10), às 14h, com transmissão online. Célia vai abordar os pontos mais marcantes de sua carreira científica, tendo o pesquisador Paulo Borges, também do Icict, como debatedor.

Formada em Matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), tem mestrado em Estatística e Matemática pela University of Rochester (1975), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e pós-doutorado na Southern Methodist University (1994). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 1A) e, além de pesquisadora, dá aulas e orienta alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp).

Em quase 50 anos de carreira, Célia Landmann Szwarcwald desenvolveu pesquisas fundamentais para que conhecêssemos melhor as condições de saúde da população brasileira. Seus estudos, que aliam a matemática e a estatística às investigações no campo da saúde pública, levaram a descobertas importantes para o combate à mortalidade infantil e às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). E também a levantamentos pioneiros, de abrangência nacional, como a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), da qual Célia foi coordenadora, em sua primeira edição.

Assista à sessão no Canal da VideoSaúde Distribuidora

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Pesquisadora do Icict integra lista de cientistas mais influentes do mundo

Celia Landmann Szwarcwald entrou para o ranking do Journal Plos Biology junto com outros 30 pesquisadores da Fiocruz

Pesquisa da Fiocruz aponta os impactos da pandemia na rotina dos adolescentes brasileiros

Pesquisa da Fiocruz aponta os impactos da pandemia na rotina dos adolescentes brasileiros

Brasileiros consomem quase o dobro de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde

Esta é uma das conclusões de levantamento inédito: a análise de amostras de sangue e urina de 9 mil brasileiros

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS