Mestrado: defesa do dia 25/6 aborda a alimentação saudável na pandemia estimulada pelas mídias

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
22/06/2021

"(...) diante de um cenário pandêmico, o que esperar de uma alimentação saudável determinada por blogueiras fitness, apresentadoras de televisão, jornalistas, representantes religiosos, no lugar de nutricionistas e demais profissionais da Nutrição?", com essa pergunta, a aluna Raíssa Vieira Ribeiro Ramos aprofunda a sua dissertação de mestrado, que será defendida na sexta-feira, 25/6, às 8h.

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict, orientada por Wilson Borges (PPGICS/Icict), "adentra na espiral anacrônica e sincrônica da circularidade cultural em torno da alimentação saudável, para capturarmos e trazermos à luz como diferentes significações e sentidos, por vezes, se camuflam diante de tantas informações e vozes".

A defesa será realizada de forma on-lin, via Plataforma Zoom. Veja abaixo o resumo e outras informações.

Defesa de Dissertação de Mestrado 

Título: Alimentação Saudável em Tempos de Covid-19: circularidade e sentidos em um contexto de pandemia.                                                                               

Aluna: Raíssa Vieira Ribeiro Ramos

Orientador: Wilson Couto Borges (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Banca:

Titulares
Dr. Igor Pinto Sacramento- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Drª Giane Moliari Amaral Serra –PPGN/UNIRIO

Suplentes
Drª Janine Miranda Cardoso- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Dr. Francisco Romão Ferreira – PPGANS/UERJ

Data: 25/06/2021 - Sexta-feira |  Horário: 8h

Sala Virtual: https://zoom.us/j/96327063919?pwd=RVc2d0RVWTZZNTBxVHg4MFZVSDRWdz09Senha: 871457

Resumo: Considerando a existência de diferentes modos de lidar com a relação entre saúde e doença, é esperado que diferentes perspectivas do que seria considerado saudável se transformem e se adaptem conforme os contextos os quais se inserem. Todavia, diante de um cenário pandêmico, o que esperar de uma alimentação saudável determinada por blogueiras fitness, apresentadoras de televisão, jornalistas, representantes religiosos, no lugar de nutricionistas e demais profissionais da Nutrição? 

Perante a iminência do novo coronavírus, que se multiplica e adoece rapidamente populações inteiras, a exposição e determinação do que seriam práticas saudáveis por vozes alheias ao campo científico configura motivo de preocupação em termos de saúde pública, ao ser capaz de popularizar intervenções não comprovadas cientificamente. 

Dessa forma, conduzidos pela questão “como a alimentação saudável tem sido determinada pelos principais sentidos postos em circulação no contexto da pandemia de Covid-19, a partir das obras midiáticas com maior popularidade no Youtube”, neste trabalho adentramos na espiral anacrônica e sincrônica da circularidade cultural em torno da alimentação saudável, para capturarmos e trazermos à luz como diferentes significações e sentidos, por vezes, se camuflam diante de tantas informações e vozes.
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Tese e dissertação do PPGICS conquistam menções honrosas no Prêmio Compós

Pesquisas de Daniela Muzi e Nicole de Souza foram defendidas em 2020; reconhecimento é um dos mais importantes no campo da Comunicação

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS